Cidades
Publicada em 23/07/2019 - 20h55min

Nicolas Takada*
Em crescimento

Prefeitura estuda ampliar instalações do Polo Digital

Para receber mais projetos de startups, proposta é transformar o equipamento em um Centro de Inovação

O Polo Digital deverá passar por ampliação para se tornar um Centro de Inovação. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes, Clodoaldo de Moraes. Segundo ele, as tratativas já começaram a ser discutidas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ainda não há uma área definida para a construção da nova estrutura.
O Polo Digital conta com um espaço de mil m² e dez empresas incubadas. Com os recursos estaduais, o local poderá ter uma ampliação de 9 mil m², abrigando cerca de 50 empresas no novo Centro de Inovação. 
De acordo com o secretário Moraes, a ideia é tornar o Polo Digital em um local que tenha estrutura para abrigar mais empresas, assim, mais projetos criados pela população poderão ser aproveitados. "Estivemos em algumas reuniões com a nova secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, para discutir sobre um Centro de Inovação no município. Falta apenas o investimento do governo federal'', cobrou o secretário.
O coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, comentou que uma ampliação é sempre bem vinda, principalmente porque o Polo Digital recebe uma alta demanda. "No mês que vem, o primeiro ciclo de incubação será encerrado e iniciaremos o segundo ciclo, com outras dez startups. A ideia é sempre fazer essa troca de empresas, para que todos possam evoluir e contribuir com suas propostas'', apontou.
Conceito
O Polo Digital foi criado para pessoas que queiram colocar as ideias em prática, buscando sempre soluções inteligentes e inovadoras para a cidade. Ontem, o município recebeu dois Prêmios InovaCidade 2019 pelos programas Sala do Empreendedor e o Polo Digital. A premiação fez parte do evento Smart City Business Expo Brazil (leia mais ao lado). "A visibilidade que recebemos em nível estadual pelos seguidos prêmios conquistados na área de inovação pode acelerar o processo para a criação do Centro de Inovação", ressaltou o secretário Moraes.
Soluções
Segundo o coordenador do programa, Rodrigo Garzi, alguns aplicativos desenvolvidos no Polo Digital já contribuem para a vida de muitas pessoas. Um exemplo é o aplicativo 77 Drive, criado para pessoas aptas a dirigir, mas que têm medo de encarar o trânsito. O aplicativo coloca o usuário junto com um instrutor, que irá oferecer aulas virtuais para o usuário.
Outro aplicativo é o Corta-Fila, em que o usuário consegue liga para redes de restaurantes cadastradas e fazer o pedido de casa, sem precisar enfrentar fila na hora de retirar a compra. 
Outro exemplo é o aplicativo Cars for Kids, que auxilia os pais na hora de levarem suas crianças à escola ou a outras atividades. O aplicativo funciona como outros apps de transporte, porém, o Cars for Kids é totalmente preparado para os jovens, tendo equipamentos específicos nos carros, como monitoramento para os pais.
*Texto supervisionado pelo editor.
  • Garzi falou sobre os aplicativos desenvolvidos
  • Moraes: 'Falta apenas investimento do Estado'
  • Atualmente, Polo Digital conta com dez startups; com ampliação, espaço poderá receber cerca de 50 projetos

Cidade recebe dois prêmios por inovação

Mogi das Cruzes, ao lado da cidade de São Paulo, foi a grande vencedora do Prêmio InovaCidade 2019, que integra a programação do Smart City Business Expo Brazil, que está sendo realizado no Transamérica Expo Center

Mogi das Cruzes, ao lado da cidade de São Paulo, foi a grande vencedora do Prêmio InovaCidade 2019, que integra a programação do Smart City Business Expo Brazil, que está sendo realizado no Transamérica Expo Center. O município conquistou os troféus com os programas Sala do Empreendedor e Polo Digital. Os critérios de avaliação são baseados no Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto (Imeris) dos projetos e iniciativas na sociedade.
"Fico feliz de ver uma cidade como Mogi das Cruzes, com seus quase 500 mil habitantes, fazendo deste conceito uma marca de governo. Os dois projetos premiados são especiais porque criam incentivos para as pessoas empreenderem, abrir novos negócios, gerar renda, gerar trabalho, o que é de suma importância num momento econômico tão complicado", destacou o presidente do Instiuto Smart City, Leopoldo de Albuquerque.
Para o prefeito Marcus Melo (PSDB), o reconhecimento aos programas mostra que a cidade escolheu o caminho certo ao apostar em iniciativas que facilitam a vida dos empreendedores. "A prefeitura precisa estender o tapete vermelho para quem, mesmo com todas as incertezas econômicas, decidiu investir na cidade", apontou o chefe do Executivo.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos