Cidades
Publicada em 10/08/2019 - 17h18min

Itaquá

Escolas vencedoras de gincana ganham placas de energia solar

Unidades contempladas são as Emebs Ítalo Adami e João Geraldo, que participaram da campanha Xô Desperdício!

Foto: Divulgação/PMI

Autoridades fazem a ligação dos módulos de energia solar instalados na escola
As Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) Ítalo Adami e João Geraldo, de Itaquaquecetuba, realizaram na sexta-feira passada a inauguração das placas fotovoltaicas em suas unidades. A ação foi possível porque as unidades foram contempladas com os módulos de energia solar por participarem com sucesso da 2ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! - Projeto Boa Energia nas Escolas - promovida pela Companhia de Energia EDP São Paulo.
As ações contaram com a participação do secretário de Educação, Fabiano Novaes; o diretor da Ítalo Adami, Jaudir Pereira; a diretora da João Geraldo, Angelita Maria Souza; os vereadores Celso Reis (PSDB) e Maria Aparecida Fonseca (PL); Vanderlei Moacir Ferreira Júnior e Eduardo Régis Rodrigues, representando o Projeto Boa Energia nas Escolas; e Fernando Mota, da Empresa Sunergia, responsável pela engenharia de instalação do referido equipamento; além de professores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores e alunos.
O módulo inaugurado é composto por oito painéis e um sistema inovador de captação e distribuição de energia, que em alguns casos pode gerar uma economia de mais 70% nas contas de luz. A Gincana Cultural visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da empresa de energia.
Para o vereador Celso Reis, com a execução do projeto foi possível realizar um trabalho de conscientização quanto ao uso da energia elétrica, em que economizou-se entre 10% a 15% mensais do uso de energia elétrica entre as partes envolvidas na ação. "Com o painel vai ser possível a escola economizar até 70% da energia elétrica, fato que reduzirá de forma significativa o custo da conta de luz," disse.
O secretário de Educação agradeceu a EDP pela parceria e parabenizou toda a comunidade escolar de ambas as unidades escolares pelo empenho e dedicação junto ao projeto. "Além de promover a economia da energia elétrica, a gincana promoveu a interação entre escola, professor, a criança e a comunidade, fato que é a parceria perfeita para o sucesso de nossas crianças," concluiu o titular da Pasta.
Para o diretor Pereira, a conquista tem relevância para a escola, no sentido da multiplicidade do trabalho de conscientização que já vem sendo realizado pelos alunos, além do baixo custo da conta de energia elétrica.
Na mesma direção, a diretora Angelita destacou o empenho de todo o corpo docente da unidade, em especial das professoras Lourdes Antonia Vicente e Aline Alves de Araújo Pio e da ex-coordenadora pedagógica da escola, Fabiane Romano, que produziu o vídeo, uma das etapas da gincana, com tradução em libras, ação que certamente contribuiu de forma significativa para pontuação que levou a escola à conquista da primeira colocação.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos