Cidades
Publicada em 24/08/2019 - 00h15min

UBS Alto do Ipiranga

Unidade tem tratamento diferenciado para gestantes

Foto: Assessoria de Imprensa/UBS Alto do Ipiranga

Michele destaca os benefícios do aleitamento
Para facilitar a vida das futuras mamães, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga mantém o Grupo de Gestantes. Nos encontros, são debatidos diversos assuntos, como pré-natal, planejamento familiar e a importância do aleitamento materno. Esse último, ganha atenção especial neste mês que celebra o Agosto Dourado.
Além de ter um mês dedicado ao estímulo da amamentação, agosto também conta com outra data importante, o Dia da Gestante, que foi celebrado no dia 15 passado. O encontro na UBS Alto do Ipiranga, unidade administrada pela Pró-Saúde, ocorre uma vez por mês.
De acordo com a responsável pelo Grupo de Gestantes, a enfermeira Michele Diniz, o principal objetivo do serviço é estabelecer um vínculo entre as grávidas e a unidade. "Quanto mais informações a paciente tiver, é melhor. Nas reuniões, falamos bastante da importância de fazer o pré-natal desde o início, pois é com ele que podemos identificar as doenças que afetam o desenvolvimento do bebê", destacou.
O aleitamento materno é um dos temas mais abordados nas reuniões. Segundo a enfermeira, o leite traz uma série de benefícios tanto para os bebês quanto para as mães. "É importante porque se cria um vínculo afetivo entre mãe e filho. A amamentação ajuda na imunidade da criança até que ela possa receber as vacinas, bem como colabora na parte cognitiva do bebê, fortalece a deglutição e evita a desnutrição. As mães também são beneficiadas, já que estudos indicam que a amamentação reduz o risco de câncer, como o de mama e ovário", reforçou.
O grupo também oferece um suporte a mais para as mulheres que têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "Os principais cuidados são com uma alimentação saudável e também com a prática de atividades físicas regulares, nem que seja uma caminhada. Incentivamos ainda o parto normal e orientamos sobre os exercícios que podem ser realizados", explicou. A UBS Alto do Ipiranga fica na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 700.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos