Opinião
Publicada em 27/09/2019 - 23h40min

Olavo Câmara

Sede de poder

Os políticos, principalmente os do Congresso Nacional (há exceções), são irritantes nos seus discursos. Ao se colocarem nas tribunas, aparecem como donos da verdade. Já vi arrogante tomar soco na cara e ficar com o olho roxo de tanto apanhar. Assisti cenas de gente malcriada e sem papas na língua ser derrotada inúmeras vezes, mas mesmo assim não aprende a lei da vida que é a humildade.
As negociatas políticas acontecem diariamente. Exemplo atual: "O senado não aprova a previdência porque tem outros interesses na lei que poderá puni-los". É o troca-troca diário. O que querem? Enriquecimento e conseguir recursos para as próximas eleições. Nos três poderes, há gente malcriada. Estes donos do poder pensam que são sábios, mas, na verdade, são autoritários e desejam a imposição porque se julgam melhores.
Estes seres arrogantes não conseguiram educar o seu ego, por isso sofrem muito, pois são invejosos, não têm amigos, a não ser os falsos e os interesseiros, e se esquecem de que a vida é efêmera. Fazem tudo "debaixo do pano" devido a "sede de poder e a loucura por controle". É ótimo ter uma vida confortável e seria extraordinário ter uma vida de "nababo", mas, e o próximo? Como devo amá-lo como a mim mesmo, se sou egoísta, avaro e não me importo com os outros?
O fim dos arrogantes e prepotentes é o mesmo de um defunto. Todos os seus bens móveis, imóveis, dinheiro, joias, veículos, ações, fábricas e as fortunas em "paraísos fiscais", permanecem onde estão e os seus herdeiros começam a rir de felicidade pela herança. Os prepotentes não poderão ter uma vida feliz, pois estão sempre encrencados e criam inimizades facilmente. Há alguns anos, conheci uma pessoa que era autossuficiente, uma vez que dispunha de fortuna e não precisa de ninguém. Passava perto das pessoas e dos vizinhos e não os cumprimentava. Os anos se passaram e, além de perder a fortuna, contraiu câncer e até os filhos o abandonaram. Quem o ajudou? Os vizinhos que ele desprezava. Senhores políticos, a humildade é o desenvolvimento da consciência.
Compartilhe

Video

Mais vistos