Opinião
Publicada em 27/09/2019 - 23h40min

Tudo a favor

A informação que circulou na quinta-feira, devidamente noticiada ontem pelo jornal Mogi News, sobre a centralização da produção da indústria Fame na unidade já instalada em Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes, traz uma ótima perspectiva para o mercado de trabalho na região. Segundo estimativa da empresa, ao transferir a fabricação de chuveiros e outros eletroportáteis para Mogi, a expectativa é abrir 2 mil vagas, distribuídas em diversos setores, desde funções no chão da fábrica até funcionários da administração e de tecnologia da informação, além de todos os serviços paralelos que uma indústria deste porte desperta.
A notícia passa a ser ainda mais positiva quando associada ao levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estudo do órgão vinculado à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia revelou que no mês de agosto foram criados 784 postos de trabalho no G5, o grupo das cinco cidades do Alto Tietê com maior número de habitantes. Isso representa um crescimento de mais de 200% em comparação com as 249 vagas abertas no mesmo mês do ano passado. Além disso, o Caged aponta em sua pesquisa que o saldo positivo na geração de empregos formais no Brasil se repetiu pelo quinto mês consecutivo.
Para animar ainda mais o mercado de trabalho, os três últimos meses do ano são tradicionais na geração de empregos, com o setor comercial aquecendo a economia impulsionado pela maior circulação de dinheiro proveniente do pagamento de 13º salário aos trabalhadores. Há também a se considerar o segmento informal de trabalho, temporário e sem estatísticas oficiais, mas que alavanca o comércio neste período. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego no país caiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, um dos melhores resultados dos últimos tempos.
Na combinação de todos os fatores, a probabilidade é de que os ventos soprem favoráveis neste final de ano e que o cidadão possa ter, finalmente, um alento para os seus sonhos de crescimento.
Compartilhe

Video

Mais vistos