Cidades
Publicada em 08/10/2019 - 22h58min

Prevenção

Campanha contra câncer em mulheres recebe atenção

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, percorreu prédios da prefeitura para o tradicional "Dia de Vestir Rosa", que é a mobilização dos servidores da administração municipal em torno da campanha Outubro Mais Rosa. A ação visa conscientizar mulheres de toda a cidade para a necessidade de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo uterino.
Foram percorridos os prédios do Polo Digital, o prédio-sede da prefeitura, a sede do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a sede da Secretaria Municipal de Educação, o prédio II da prefeitura, a Escola de Governo e Gestão, a sede da Secretaria Municipal de Saúde e, por fim, a sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
"Objetivo é lembrar que a prevenção é o melhor caminho", destacou Karin.
Durante todo o mês de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento. A Campanha Mogi Rosa também trabalha a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolau, que deve ser feito por mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual, uma vez por ano.
O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

Programação

Sábado, 12/10 - das 9 às 15 horas
Local: Parque Centenário
Coleta de Papanicolau
Local: Parque Leon Feffer
Testagem rápida HIV/Sífilis

Sábado e domingo, 19 e 20/10 - das 10 às 18 horas
Local: Secretaria de Agricultura
Ação com a Red House Tatoo
Coleta de Papanicolau
Testagem rápida HIV/Sífilis

Sábado, dia 26/10 - das 8 às 16 horas
Local: Parque da Cidade - Caminhada Kobayashi
Coleta de Papanicolau
Testagem rápida HIV/Sífilis
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos