Cidades
Publicada em 26/10/2019 - 23h23min

Inscrições

Candidaturas para Conselho Gestor da Saúde estão abertas

A eleição do Conselho Gestor de Saúde de Suzano para o biênio 2020/2021 está com inscrições de candidaturas abertas. Podem participar representantes dos trabalhadores, da administração municipal e dos usuários de todas as unidades da rede municipal. O pleito ocorrerá de 11 a 21 de novembro, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
O Conselho Gestor de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes dos segmentos: administração (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%). Cada integrante escolhido deve ter um suplente, totalizando oito para cada local. O período de gestão é de 24 meses.
Para se candidatar, basta preencher uma ficha de inscrição na unidade de saúde a qual pertence durante o horário de funcionamento do local, das 8 às 17 horas. Cada candidato pode se reeleger apenas uma vez. As eleições ocorrem a cada dois anos, exceto em ano eleitoral (municipal, estadual e federal).
O grupo é uma forma de assegurar a participação popular na gestão dos serviços prestados, sendo parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. É deliberativo e permanente, com composição, organização e atribuições definidas em lei. Ele deve sempre existir, independentemente de decisões da gestão do município.
A gestão participativa está baseada na construção de consensos e deve identificar e reconhecer as diferentes opiniões, num processo de discussão e negociação. Para desenvolver esta tarefa, o conselheiro deve ter conhecimentos sobre a legislação, formas de participação social e os instrumentos e ferramentas disponíveis.
"O conselheiro deve dar opiniões e sugestões na solução de problemas, para que o produto do seu trabalho alcance bons resultados. Para tanto, é fundamental a compreensão do SUS e das políticas públicas de saúde do município e da sua relação com o território de atuação", explicou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos