Brasil e mundo
Publicada em 30/11/2019 - 01h26min

em belo horizonte

Cidade apresenta trabalhos em simpósio de Vigilância Sanitária

Apresentações da Divisão de Mogi abordaram manipulação de alimentos, medicamentos, água e ouvidoria

Mogi das Cruzes marcou presença no 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa, realizado nesta semana em Belo Horizonte (MG), com quatro trabalhos previamente apreciados e aprovados pela organização do evento e que contribuíram para o debate sobre formas de aperfeiçoamento da Vigilância Sanitária em nível nacional.
Os trabalhos apresentados pela Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mogi das Cruzes abordaram temas como manipulação de alimentos, medicamentos, qualidade da água e perfil de ouvidorias. "Quero parabenizar a nossa equipe pela dedicação porque iniciativas como essa são muito importantes para o aprimoramento dos serviços prestados à população", elogia o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
O trabalho "Perfil dos participantes do treinamento básico para manipuladores de alimentos realizado pela Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes" reforçou o papel educativo do órgão ao mostrar a importância da oferta de treinamento para ampliação de boas práticas e, consequentemente, para prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
O segundo tema abordado pela equipe mogiana foi "Teores de íon fluoretado na água para consumo humano fornecida pelo sistema público de abastecimento de Mogi das Cruzes - SP no período de 2014-2018". O estudo teve como objetivo investigar a situação da potabilidade da água para consumo humano quanto aos teores de fluoreto nas águas de abastecimento público do município.
Outro trabalho foi "Perfil de ouvidorias apuradas pela Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes de 2015 a 2018", que mostrou as principais demandas do município no setor. No período estudado, verificou-se a predominância de inspeções em domicílios (48%), seguida de alimentos (38%) e outros estabelecimentos de interesse à saúde (14%) como salões de beleza, instituições, acessibilidade e drogarias.
O quarto trabalho foi "Avaliação quantitativa da dispensação do medicamento Dimesilato de Lisdexanfetamina em drogarias de Mogi das Cruzes - SP", que estudou as causas do aumento da dispensação do medicamento que, no período da pesquisa, apresentou acréscimo de 16%. O Dimesilato de Lisdexanfetamina é um princípio ativo estimulante do sistema nervoso central que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção.
O Simbravisa é um importante espaço de reflexão teórica e prática da Vigilância Sanitária que reúne docentes, acadêmicos e profissionais de todos os níveis do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Compartilhe

Video

Mais vistos