Cidades
Publicada em 07/11/2019 - 22h51min

conscientização

'Novembro Azul' realizou 273 coletas para exames de PSA

Ações nas unidades de saúde incluem palestras e rodas de conversa sobre a prevenção do câncer de próstata

Foto: Vinicius Santana/PMMC

Secretário da Saúde, Francisco Bezerra, visitou ontem o posto do Jardim Universo
Desde o dia 1º, quando foram iniciadas as ações do Novembro Mais Azul, Mogi das Cruzes já realizou 273 coletas para exame de PSA (exame de sangue) em homens de 45 a 70 anos. O tema está sendo abordado com palestras e rodas de conversa em salas de espera de todas as unidades. O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, prestigiou uma atividade realizada ontem no Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo.
"Em Mogi, a Campanha Novembro Mais Azul já está em andamento e as unidades estão incumbidas de divulgar informações e orientações sobre o câncer de próstata. É importante ressaltar que devemos abrir mão de preconceitos. O toque retal é um procedimento rápido, que dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem", afirmou o secretário Bezerra.
Na unidade de Pronto Atendimento do Jardim Universo, uma palestra foi ministrada pelo médico Jonas Paes Lemes, que apresentou os três tipos mais comuns de problemas na próstata: prostatite, hipertrofia da próstata e, o mais conhecido, o câncer de próstata. A doença que causa mais mortes entre os homens.
A hipertrofia benigna da próstata, também conhecida por hiperplasia benigna da próstata ou HBP, consiste no aumento do volume desta glândula ao ponto de comprimir a uretra, causando desconforto ao nível da função urinária e alterações na capacidade de armazenamento de urina na bexiga. Já a prostatite é dor e inchaço, inflamação, ou ambos, da glândula da próstata. Às vezes, a causa é uma infecção bacteriana. Pode ocorrer dor na área entre o escroto e o ânus, ou na parte inferior das costas, pênis ou testículos.
Até o final do mês, homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses poderão realizar exames de PSA (exame de sangue). Os interessados devem procurar a unidade próxima de sua residência para obter as orientações necessárias.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis tem níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos