Opinião
Publicada em 30/11/2019 - 01h20min

Fiscalizados

Os vereadores da região não estão enfrentando uma maré muito boa. Numa conta rápida, em pelo menos três câmaras - Suzano, Poá e Mogi das Cruzes - há parlamentares sendo investigados pela Justiça em função de supostas práticas ilegais em seus mandatos. A situação chama a atenção para o papel que esses políticos desempenham no poder público e a importância de acompanhar o trabalho daqueles que nós elegemos.
Em Poá, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) condenou o vereador José Carlos Costa (PDT), o Maçã do Amor, a quatro anos de prisão em regime semiaberto e multas por exigir parte do salário dos seus assessores, enriquecendo-se ilicitamente na prática conhecida como "rachadinha".
O caso chegou ao Ministério Público (MP) por denúncia dos dois ex-assessores, que afirmaram serem obrigados a entregar parte de seu salário a pedido vereador.
A tal "rachadinha" também é investigada em Suzano. Lá, o vereador Lisandro Frederico (PSD) é suspeito de reter parte da remuneração de funcionários do gabinete. A situação é apurada no momento pela Polícia Civil e pela câmara, que instaurou uma Comissão Processante (CP) para investigar o caso.
É possível relembrar ainda outros episódios que rederam investigação, como a apreensão de caixas de remédio no gabinete do vereador suzanense Dênis Cláudio da Silva (DEM), durante execução de mandados de busca e apreensão em razão de outro problema, as supostas fraudes em licitações feitas em 2016.
Em Mogi, investigações envolvendo crimes como lavagem de dinheiro e corrupção também seguem em andamento. 
É fato que o Ministério Público não tem dado folga para os vereadores do Alto Tietê. O trabalho de cada um está sendo acompanhado de perto pelo promotores e também por seus inimigos políticos.
Como eleitores, o que mínimo que podemos esperar de um parlamentar eleito é honestidade. Para aqueles que estão seguindo pelo caminho errado, fica o aviso de que o cerco dos órgão responsáveis está se fechando cada vez mais.
Compartilhe

Video

Mais vistos