Opinião
Publicada em 30/11/2019 - 19h06min

Crime infeliz

Uma notícia divulgada ontem pela BBC chamou a atenção ao mesmo tempo que causou uma grande tristeza: uma árvore de 535 anos, mais antiga que o Brasil, foi derrubada para virar uma cerca na cidade de Vargem Bonita, em Santa Catarina.
O crime ambiental aconteceu em 2018, mas somente agora se tornou de conhecimento público. Nesta semana, a perícia realizada pela Polícia revelou, através de uma contagem da idade da árvore, que se trata de uma imbuia com mais de 500 anos.
A destinação da madeira resultante do corte criminoso é ainda mais absurda. A imbuia é utilizada para ser transformada em cerca por muitas pessoas por ter uma boa capacidade de se adaptar à terra e à umidade, ou seja, as estacas podem sobreviver por mais anos quando comparada as feitas com outras árvores. A situação fica ainda mais triste quando se fica sabendo que a imbuia está em extinção.
Ao ler uma notícia como essa é possível perceber como as árvores e o meio ambiente de forma geral são desrespeitados e desvalorizados por pessoas que visam somente o lucro, sem entender que sem eles será impossível sobreviver de forma minimamente saudável.
Como algumas pessoas não têm a capacidade de pensar com o mínimo de bom senso e cometem crimes ambientais sem qualquer pudor, é obrigação do Poder Público reforçar a fiscalização, apertar o certo para evitar que esses criminosos desmantem cada vez mais nossas florestas.
No início do mês, números oficiais do governo federal divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que a área desmatada na Amazônia, por exemplo, foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019. Trata-se de um aumento de 29,5% em relação ao período a anterior (agosto de 2017 a julho de 2018), que registrou 7.536 km² de área desmatada anterior (agosto de 2017 a julho de 2018), que registrou 7.536 km² de área desmatada.
O que isso quer dizer? Que é preciso agir rápido porque os criminosos não têm nada a perder. É o Brasil quem tem.
Compartilhe

Video

Mais vistos