Cidades
Publicada em 13/01/2020 - 22h39min

Arujá

Armamento e coletes balísticos são entregues à Guarda Municipal

O prefeito José Luiz Monteiro e o secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, entregaram 15 pistolas semiautomáticas calibre 380, duas espingardas calibre 12, nove mil munições e 37 coletes balísticos à Guarda Civil Municipal

Foto: Maria Estevo/Divulgação

Prefeito fez a entrega de todo o arsenal à corporação
O prefeito José Luiz Monteiro e o secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, entregaram 15 pistolas semiautomáticas calibre 380, duas espingardas calibre 12, nove mil munições e 37 coletes balísticos à Guarda Civil Municipal. A ação conclui o processo de armamento da corporação, que incluiu capacitação dos guardas e convênio com a Polícia Federal.
"A segurança pública é uma preocupação. Com a entrega deste material, mais uma vez mostramos que investir nessa área é um acerto da administração, já que falamos de uma corporação que é referência no Estado de São Paulo e que tem tido o nosso apoio", disse o prefeito.
Conforme explicou o secretário, "estamos trabalhando para a segurança e a tranquilidade dos cidadãos arujaenses. Nossos guardas foram treinados e capacitados na GCM de Guarulhos e continuam fazendo treinos diários. Concluímos o convênio com a Polícia Federal e por isso nosso armamento é legalizado", afirmou.
A aquisição das armas, coletes e munições ocorreu em 2019, simultaneamente às capacitações e convênio com a PF. Todas as etapas são necessárias para atender ao previsto pela Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
"A segurança pública mudou e passou a ser uma das maiores preocupações das pessoas. Por isso, é importante que o guarda tenha a capacidade e a estrutura necessárias para trabalhar pelo bem público e voltar para a sua casa no fim do dia", afirma o subcomandante da GCM Arujá, Uelton Almeida.
Muralha Eletrônica
Outro dispositivo de segurança fundamental para combater os índices de criminalidade no município, a Muralha Eletrônica está em fase final de implantação. Por meio dela, câmeras irão monitorar todas as entradas e saídas da cidade.
App 153 Cidadão
Destaca-se também o aplicativo 153 Cidadão, disponível para smartphones, por meio do qual é possível comunicar imediatamente à Guarda qualquer ação ilícita, como o furto de veículos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos