Artigos
Publicada em 08/01/2020 - 00h19min

Raul Rodrigues

Choque de opiniões

O óbvio é o portal da entrada da estrada da verdade mais difícil de enxergar. Estrada, em que entre sobreviver e viver, entremeiam-se cascatas de precipícios e poucos, com disposição para se livrar de convicções, e praticar libertadores saltos. Convicções: inimigas muito mais perigosas da verdade do que mentiras. Assim, sugere-se desaprender conscientemente como iniciativa pra lá de rica: para aprender. Apagar tudo o que representa convicção, para depois escrever em cima, e avaliar no que deu.
Mesmo abertos à mudança, o destino decide quem entra em nossa vida, nossa atitude decide quem nela permanece. O que confronta com esta maneira de ver as coisas é o quanto difere da visão do transcorrer do tempo estabelecida por quase todas religiões, em suas perorações. Sempre considerando, diferentemente, o conceito de tempo livre. Para elas, ser o que são, não define inerentemente nada de errado com o fato de se ter compromissos, ou não. Compromissos para elas não representam, em si, perda de tempo.
A melhor atitude, para se desvencilhar das peias religiosas, no que elas têm de mais danoso, ensinamentos à parte, é deixar de colocar a felicidade na mão dos outros, ou em qualquer outro repositório mágico. Com isso, com coragem, aprender muito, e começar a ter um caso de amor consigo mesmo, para o que der e vier. Para se chegar à condição vantajosa de se conhecer bem, a ponto de saber que se pode surpreender, sem qualquer trauma, consigo mesmo, a qualquer instante. Sempre calcado na boa norma de conduta: não falar, não contar detalhes, deixar a curiosidade alheia, na berlinda. A convicção e a imaginação dos outros já estão tão convictas, quão difamadas, que é bom deixa-las em paz. É mais difícil lidar com uma má reputação do que com uma má consciência.
Assim, caros convivas: destinar sofrimento somente àquilo que realmente é trágico, e não por aquilo que se revela apenas como um ligeiro incômodo, senão torna-se impraticável a travessia dos dias e todos os obstáculos que neles existem.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos