Artigos
Publicada em 25/01/2020 - 00h09min

OlavoCâmara

Imitação e liberdade

O modismo cada vez mais toma conta das pessoas, principalmente os jovens. Todos somos livres para falar, criticar e imitar os outros, mas, não se pode esquecer que a imitação anula a liberdade. Quer ser feliz, liberte-se e não imite ninguém. Hoje é normal uma jovem querer uma bolsa cara, fazer tatuagem, colocar piercing no nariz; os rapazes, do mesmo jeito, imitando todos.
Quando uma grande parte da população começa a imitar os outros, não se torna independente. Aí vem a reclamação no lar quando os pais chamam a atenção dos filhos. "Pai ou mãe, se eu não faço igual os meus amigos e colegas eles farão gozação e me desmoralizam". É lamentável. Mas se você quer ser feliz, liberte-se, seja independente. Todos os dias ao se levantar agradeça a Deus e imagine: "ninguém manda em mim, somente Deus".
Para libertar-se de todos os males, diga sempre para si mesmo: "quem manda no meu corpo sou eu e não é o meu corpo quem manda em mim". Assim sendo, se torne livre. Todas as pessoas merecem e têm o direito de ser felizes, então tome uma decisão coerente e liberte-se definitivamente das tristezas, deixe de imitar os outros.
Nenhum ser humano tem o direito de exigir que o outro seja igual a você ou faça exatamente o que muitos fazem. Mas, as pessoas fracas de pensamentos e atitudes copiam e agem como outras. "Caso eu não faça o que os meus amigos fazem, estarei desatualizado". É o modismo e o consumismo. "Tenho que experimentar maconha, cocaína ou crack", porque meus amigos usam e dizem que, se eu não usar, é porque sou medroso.
É óbvio que ninguém é "dono da verdade", e, não temos o direito de impedir que as pessoas façam o que bem entender. Mas, porque seguir os outros ou a maioria? Acaso não é uma alienação? As mentes alienadas estão condicionadas e passam a fazer automaticamente coisas erradas. Obviamente que é possível imitar as coisas boas e se condicionar para o bem. Cada um é único e senhor do seu destino. Tenha atitudes positivas. Lembre-se: você está sozinho no universo.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos