Artigos
Publicada em 28/01/2020 - 00h55min

Heródoto Barbeiro

Afinal, quem governa?

O debate está acirrado na mídia. Jornais e outras plataformas não dão um minuto de sossego para o chefe do Executivo. Mais do que uma troca de ideias ou propostas de governo, o debate baixa o nível e vira caso pessoal. Inicia-se o chamado "bateu, levou". Tudo o que o país não precisa para poder se reerguer economicamente. O governo anterior foi um desastre e o assalto ao cofre público foi mais acirrado do que a capacidade da população pagar impostos.
O comércio chega a níveis baixíssimos. A indústria praticamente não existe por causa da concorrência internacional, e os bancos ou não emprestam ou cobram juros altíssimos de empréstimos impagáveis. Investidores preferem locais mais seguros para o seu dinheiro. No meio dessa confusão o chefe do Executivo em vez de se ocupar com os grandes problemas nacionais, se envolve em picuinhas. Suas aparições em público são motivos de chacota ou desafios. Ninguém sabe exatamente para onde ele e seus ministros levam o Brasil.
Do debate nos jornais para pancadaria de rua foi um pulinho. Os apoiadores do chefe de governo são organizados e não deixavam por menos. As manifestações, geralmente, terminam em grossa pancadaria. Até onde isso pode ir ninguém sabe. Um grupo de deputados e senadores preparou e distribuiu um manifesto violento e que não deixa dúvidas: era preciso tirá-lo do cargo em nome da paz e da tranquilidade.
A vida pessoal e familiar do monarca também era alvo de críticas e uma boa parte do que se divulgava era pura fake news. É verdade que grande parte da população é estranha ao mundo político. O país caminha rapidamente para uma guerra civil. A não ser que o imperador abdique o trono e volte para Portugal. D. Pedro I anuncia sua volta e passa o trono para o menino Pedro. Para uns, este episódio é a verdadeira independência política do Brasil, uma vez que, finalmente, foram cortados os laços coloniais que prendiam Brasil à metrópole. Contudo uma crise sucede a outra, quem vai governar em nome do garotinho?
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos