Editorial
Publicada em 14/01/2020 - 00h33min

Férias nas férias

Ocupar as crianças durante o período do recesso escolar é um grande desafio para os pais. Há, sem dúvida, o fator tecnologia a seu favor, com toda a comodidade oferecida pelos celulares, tablets e uma boa rede de internet. Porém, essa facilidade não é aprovada pelos especialistas em educação quem veem o mundo digital com elemento desagregador da família. As férias, atualmente, exigem uma postura bem diferenciada de pais e filhos. Com exceção das pessoas que têm a oportunidade de realizar uma viagem mais longa e que conseguem conciliar o descanso do trabalho com as férias escolares, a maioria precisa mesmo é se virar nos 30 para preencher o tempo de forma saudável e interessante a todos, sem estresse.
Os municípios na região possuem boas opções para atender a essa necessidade. São parques, pontos turísticos, ações esportivas e atividades de lazer para todos os gostos e idades. Além disso, as prefeituras desenvolvem programas para entreter as crianças com apoio de profissionais e uma estrutura física adequada. Exemplo disso é o Brincando nas Férias, em Mogi das Cruzes, que oferece diversão gratuita nos finais de semana nos parques Centenário, da Cidade e Leon Feffer. A prefeitura estima que apenas no sábado e domingo passados, cerca de 2 mil crianças ocuparam os espaços. Em Suzano, o Férias no Parque, no Max Feffer, segue o mesmo modelo de entretenimento para a população.
Com uma localização privilegiada, o Alto Tietê possui ainda alternativas de passeios que têm como diferencial o contato com a natureza, uma das maiores dificuldades para as crianças. O Pico do Urubu, em Mogi, a nascente do rio Tietê, em Salesópolis, e a pacata cidade de Guararema são ótimas opções. Para quem aprecia as férias clássicas, há todo o litoral de Bertioga, e para quem prefere o setor cultural, São Paulo está próxima, com toda a sua gama de exposições, teatros e cinemas. Enfim, o elenco de atividades é imenso, de fácil acesso e baixo custo. O mais complicado mesmo é encontrar o meio termo que possa atender pais e filhos com a mesma intensidade.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos