Artigos
Publicada em 08/02/2020 - 20h52min

Mauro Jordão

Mercadejar água e ar

A água boa é a natural e o ar que se respira não é cortado se não puder pagar. Uma fonte de água pura e refrescante sacia a nossa sede com sabor de satisfação, e o ar das montanhas, sem poluição, enche os nossos pulmões da suave brisa oxigenada e perfumada do campo.
No passado, os pequenos povoados bebiam da água natural que descia pela encosta das montanhas. O povoado cresceu, tornou-se cidade e a água, que era livre, foi aprisionada em canos, tratada e clorada, perdeu o sabor original e não agrada. Ela que era abundante foi medida pelo hidrômetro, vendida conforme o gasto e restrita quando se tenta diminuir a conta mensal. Nos longos períodos de estiagem ainda sofremos o racionamento imperativo.
A fonte de energia, carvão vegetal ou mineral, usada nas metalúrgicas ou siderúrgicas suja o ar com a fumaça negra, a queima dos combustíveis, derivados do petróleo, utilizados nos veículos a motor causa poluição agressiva a saúde. Aos poucos, fomos perdendo a qualidade de vida e ganhando as doenças respiratórias.
Há quase um ano, algo inusitado aconteceu em Nova Délhi, megalópole de 29 milhões de habitantes, a capital indiana mais poluída do mundo: alguém montou um bar que tem como único cardápio doses de oxigênio - o Oxy Pure. Acrescido ao ar puro oferece para aromatizar cinco "sabores" a escolher: menta, lavanda, canela, laranja e eucalipto. O preço avaliado em real é de 20 por 15 minutos. No "freguês" é colocado um tubo do oxigênio com a fragrância em seu nariz e isso produz uma sensação de relaxamento com uma energização de bem-estar.
Quem sabe se o dono desse bar não irá lançar, em breve, uma loja de equipamento individual, como mochila, para carregar nas costas com ar puro, com fragrância ou não, para respirar o dia todo enquanto se anda pela cidade? Mercadejar o ar nas grandes metrópoles poluídas haverá de ser uma tendência de mercado muito lucrativo no futuro. Até nisso haverá discriminação entre o pobre e o rico no tipo de ar que irão respirar.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos