Artigos
Publicada em 22/03/2020 - 00h38min

Mauro Jordão

A peste

Em tempo de peste é refrescante pensar na figura hilária do cavaleiro Brancaleone e seu exército, formado de quatro miseráveis maltrapilhos mortos de fome, em busca de um feudo em plena Itália do século XI. No longo percurso pela Europa da Idade Média, no lombo do pangaré Aquilante, que relutava obedecer, quase sempre, as ordens do dono, assim mesmo, o cavaleiro seguia altivo em sua montaria metido dentro de uma velha armadura que lhe dava um falso ar de nobreza.
Em meio ao caminho que o levaria à sonhada posse do feudo, descrito num documento surrupiado de outro cavaleiro, adentrou pela porta aberta da muralha numa cidade totalmente deserta, e encontrou num dos vários alojamentos vazios uma mulher atraente.
Após saborear um delicioso cacho de uvas que estava sobre a mesa, achando-se grande sedutor, carregou-a nos braços para colocá-la sobre a cama, ela disse: "Nesta não, na outra!" "Por que na outra?" perguntou. Ela explicou: "Porque nela meu marido morreu, ontem, da peste." "Peste?" Jogou a mulher no chão e saiu correndo e gritando desesperado, como um louco, pela rua afora da cidade atingida pela peste negra.
Essa pandemia alastrou-se pela Europa a partir das pulgas contaminadas da bactéria "Yersinia pestis", encontradas nos ratos e causadoras da temível praga.
"O Incrível Exército de Brancaleone" foi uma das comédias mais marcantes dos anos 60. Dirigida por Mário Monicelli e estrelada por Vittorio Gassman. Clássico do cinema italiano retrata os costumes da cavalaria medieval por meio de um cavaleiro atrapalhado chamado Brancaleone. O filme nos mostra o processo de decadência do sistema feudal no século XI, e que se estendeu até o século XIV, derrotado pela trilogia "guerra, peste e fome".
Havia crise nas relações sociais e no poder da igreja católica. As Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, resultaram em grande perda de vidas e grande gasto financeiro, já que Jerusalém não foi reconquistada pelos cristãos e as igrejas católica e a ortodoxa não foram reunificadas.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos