Cidades
Publicada em 06/04/2020 - 23h36min

Suzano

Hospital de Campanha poderá atender 500 pessoas por mês

Serão criados, até este domingo, 80 leitos; dez deles terão capacidade para pacientes de media complexidade

Mais um Hospital de Campanha para auxiliar no combate ao coronavírus (Covid-19), no Alto Tietê, deve ser finalizado ainda nesta semana. A unidade já está sendo montada na Arena Suzano, localizada no Jardim Imperador, e terá capacidade de atender 500 pacientes por mês em 80 leitos. Segundo a Prefeitura de Suzano, as obras devem terminar até domingo.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a Arena Suzano foi escolhida porque já possui estrutura mínima para a viabilidade de um hospital provisório, como vestiários, banheiros e salas de apoio. "Isso acaba gerando uma grande economia no custo da instalação. O valor de investimento para o aluguel da estrutura física (piso e divisórias) é de
R$ 510 mil para o período de 90 dias", explicou.
O diretor de Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, informou que, inicialmente, serão 80 leitos disponíveis, 70 voltados para casos de baixa complexidade, com estrutura de enfermaria, e dez para pacientes de média complexidade, com oxigênio e cateter. Haverá a presença de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipe administrativa. O espaço também terá "área de descanso", com alas feminina e masculina, para os profissionais repousarem em caso de necessidade.
Atualmente está sendo instalada a estrutura física, como o piso e as divisórias, e os postos de enfermagem. Já a segunda etapa prevê a montagem do mobiliário e a chegada dos equipamentos. Em paralelo, ocorre a organização de um fluxograma dos profissionais de saúde que irão atuar neste novo serviço, que pode aumentar de acordo com a demanda na crise.
"Vale ressaltar que o hospital de campanha trabalhará de portas fechadas. Iremos atender apenas os pacientes devidamente encaminhados pelas nossas unidades de saúde, bem como do Pronto-Socorro (PS) e do Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras. Desta forma, receberemos os pacientes que já tiverem passado por triagem em um destes locais. Com este procedimento também vamos aliviar os leitos de alta complexidade, para aqueles que precisarem de entubação, na nossa rede", conta Vaz. Ele explicou ainda que o trabalho é contínuo e gradativo e terá convênio com as esferas estadual e privada, bem como respaldo do futuro posto de saúde da Vila Amorim e do PA de Palmeiras.
"No PS, por exemplo, leitos estão sendo adaptados para atendimento de alta complexidade. Já há solicitações também para serem atendidas no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) e nos hospitais da rede privada. O município, assim como o país, não estava preparado para uma pandemia desta magnitude, mas estamos correndo contra o tempo para termos todos os tipos de atendimento", concluiu Vaz.
 

Itaquá espera posição do Estado para ter hospital

Outra cidade que pode ter ainda um hospital de campanha é Itaquaquecetuba que, segunda a Prefeitura, possui espaços disponíveis para que o governo do Estado instale uma unidade caso ache necessário, no entanto, a administração municipal explicou que não tem condições financeiras de conduzir um projeto sozinha, dependendo do Executivo estadual para realizar a implantação

Outra cidade que pode ter ainda um hospital de campanha é Itaquaquecetuba que, segunda a Prefeitura, possui espaços disponíveis para que o governo do Estado instale uma unidade caso ache necessário, no entanto, a administração municipal explicou que não tem condições financeiras de conduzir um projeto sozinha, dependendo do Executivo estadual para realizar a implantação.
Na semana retrasada, o governo do Estado repassou às prefeituras da região uma quantia em dinheiro para que pudessem empregar no combate ao coronavírus (Covid-19). O valor a ser destinado obedece a questão demográfica para realizar o repasse, ou seja, quanto maior a população, maior a verba. Junto com Mogi das Cruzes, Itaquá supera os 300 mil habitantes e, por isso, está em vias de receber
R$ 3.665.190, no entanto, um dos critérios para ter a posse desse valor é justamente a construção de um hospital de campanha. 
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos