Cidades
Publicada em 27/06/2020 - 23h24min

Felipe Antonelli

Obras na pandemia

Ao longo desta semana, este espaço registrou os significativos avanços do Programa Mogi Ecotietê, desde a aprovação no Senado Federal até a promulgação pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Tão importante quanto registrar o quão ímpar é o projeto na história recente de Mogi das Cruzes, é discorrer sobre o fato do município ser um dos poucos a iniciar e realizar obras desta magnitude durante a pandemia do novo coronavírus.
Neste ano, ainda no meio da pior crise sanitária recente do país, quatro significativos empreendimentos serão licitados. A construção dos dois parques, a criação do Corredor Nordeste e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), nesta sequência, serão licitados no segundo semestre deste ano. Juntos, os projetos somam cerca de R$ 169 milhões e gerarão 250 empregos de forma direta no município.
O ponto levantado pelo secretário municipal de Planejamento, Cláudio de Faria Rodrigues, uma das mentes pensantes por trás do plano, é sobre o interesse claro de empresas de todo o país no projeto, por sua magnitude e por estar sendo realizado num momento em que poucas propostas de porte semelhante estão sendo executadas.
Isso acarretará, além de uma maior segurança na execução do programa, no barateamento do custo dos trabalhos, devido a alta concorrência do próprio mercado. Rodrigues acredita que, com uma grande concorrência, as empresas devem baixar seus valores e, com isso, as obras sejam mais baratas para o município.
O programa é baseado no conjunto de ações nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento, com o objetivo de modernizar toda a região leste do município, que compreende o distrito de Cezar de Souza.
Além dos resultados práticos do Mogi Ecotietê, que poderão ser visualizados nos próximos anos, a injeção de milhões de dólares em obras públicas no município, atrelada com as centenas de oportunidades de emprego que serão geradas, deixam a sensação que o projeto virá em boa hora e atenderá demandas importantes da cidade.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos