Cidades
Publicada em 27/06/2020 - 20h05min

UPA 24 horas é inaugurada

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), entregou na manhã de ontem as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr

Foto: Ney Sarmento/PMMC

Unidade pode oferecer até 8 mil atendimentos por mês
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), entregou na manhã de ontem as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Silvio Carlos Bruhns Franceschini, que fica na rua Francisco Soares Marialva, esquina com a Cecília da Rocha, no distrito de Jundiapeba. O novo equipamento terá capacidade para realizar uma média de 8 mil atendimentos por mês e faz parte do pacote de 21 obras públicas que estão sendo entregues. O investimento na construção foi de R$ 3.729.902,55.
"Nosso trabalho não para na Saúde de Mogi das Cruzes. Entregamos mais um importante equipamento que irá ajudar a compor a rede que é, sem dúvida, uma das mais completas", disse o prefeito.
O patrono da nova UPA é o médico Silvio Carlos Bruhns Franceschini, que nasceu em São Paulo e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 1978, tendo se especializado em obstetrícia e clínica médica. Trabalhou em várias cidades e diferentes unidades de saúde, conciliando sempre sua rotina com ações voluntárias de atendimento à comunidade. Em 2010 começou a trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde atuou nos Postos de Saúde de Biritiba Ussu e Jardim Ivete, no qual foi diretor clínico, e nos mutirões de saúde em bairros mais distantes.
"Desde pequeno, quando brincávamos, Silvio dizia que seria médico. Uma pessoa humilde, de coração grande e sempre empenhado em ajudar os outros. Essa homenagem é muito importante para a nossa família e um momento de muita emoção", afirmou a irmã, Suzana Franceschini, acompanhada da viúva de Silvio, Zilda Franceschini, filhos e netos.
A nova unidade tem localização estratégica e facilidade de acesso à toda população do distrito de Jundiapeba e proximidades. "É um empreendimento público de extrema importância porque vai ajudar a equalizar o atendimento de urgência e emergência na cidade", explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
A unidade será a terceira da cidade, ao lado de outras instaladas no Rodeio e Oropó, e a oitava unidade de pronto atendimento em Mogi. Com a entrega do prédio, a Secretaria de Saúde trabalha na aquisição de equipamentos que ainda faltam para colocar a unidade em funcionamento. Paralelamente, prepara a equipe que irá atuar no local para o início dos atendimentos, previsto para o próximo mês de setembro.
A nova unidade será uma UPA de porte 1 e contará com consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo dois de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, dentre outros espaços. Entre as principais instalações estão áreas para pronto atendimento, apoio diagnóstico e terapia, urgência, observação, apoio administrativo e apoio técnico/logístico. Conta com consultórios, 11 leitos distribuídos em uma ampla sala de observação para até 24 horas de permanência.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos