Cidades
Publicada em 18/07/2020 - 19h22min

Thamires Marcelino
Ensino Superior

Alto Tietê disponibiliza 516 vagas a candidatos do Prouni

Maioria das vagas é para bolsas integrais; as parciais foram encontradas somente no município de Suzano

As inscrições para o 2º processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) deste ano terminaram anteontem. Os interessados, que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, tiveram até às 23h59 para concluir as inscrições pelo site oficial do programa. Só nas cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, sendo elas Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, mais de 500 vagas estão disponíveis para que os candidatos ingressem em universidades particulares.
A maioria das vagas são para bolsas integrais, aquelas em que os alunos não têm nenhum custo de mensalidade durante todo o curso. Em relação às bolsas parciais, em que os estudantes alcançam somente 50% da isenção das mensalidades, existem apenas seis delas em todas as universidades do G5 do Alto Tietê. Ao todo, os municípios somam 516 vagas, de acordo com um levantamento feito pela reportagem com base nos dados divulgados pelo Prouni desde a abertura das inscrições.
Todas as vagas parciais existentes estão disponíveis para as universidades de Suzano, dentre elas estão a Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Santo Amaro (Unisa) e a Universidade Paulista (Unip). No geral, o Prouni distribuiu 63 vagas para as universidades do município.
Mogi é que a mais recebeu vagas do programa, chegando a 376, a maioria dos cursos que podem ser feitos por meio do programa estão na Universidade Mogi das Cruzes (UMC), com 15, e o Centro Universitário Braz Cubas, com 34 cursos. No município, nenhuma vaga parcial foi disponibilizada pelo programa que abre inscrições no início do 1º e 2º semestre de todos os anos. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Em Itaquá, Ferraz e Poá, estão disponibilizadas 59, dez, e nove vagas integrais para o Prouni. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é obrigatório que os candidatos tenham no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem, além de não poder ter zerado na redação. Somente o texto descritivo vale mil pontos, esta é a etapa com maior peso em todo o exame.
A vestibulanda Vitória Santos, de 18 anos, moradora de Arujá, passará pelo processo seletivo no final deste ano e pretende alcançar uma das vagas do Prouni. "No ano passado estava estudando em um cursinho particular, mas agora estou utilizando apenas as plataformas virtuais. Espero conseguir uma bolsa integral do Prouni, vai me ajudar muito por não ter custos com as mensalidades", explicou Vitória, que pretende cursar Química.
O mesmo afirmou Francisca Suene Silva Santos, também de Arujá, que também pretende conquistar uma vaga no programa. "Estou estudando para conseguir uma bolsa integral pelo Prouni, por meio do Enem. Estudo pelas plataformas digitais, por simulados e artigos também", explicou. Ainda de acordo com Francisca, ela pretende cursar Logística, especialização e gerenciamentos de processos.
Compartilhe

Mais vistos