Cidades
Publicada em 31/07/2020 - 01h19min

Thamires Marcelino
Religião

Cresce a presença de fiéis em missas e cultos

O número de fiéis que participam de cultos e missas de forma presencial tem sido maior em Mogi das Cruzes a cada semana. A constatação é da diocese da cidade, feita na tarde de terça-feira. A entidade não possui o número exato de frequentadores, mas pontuou que, apesar da crescente participação presencial, o maior volume de católicos continua optando pelas plataformas digitais.
Isso se deve à regra estipulada para a terceira fase do Plano São Paulo, na qual o município está inserido desde o dia 13 deste mês. Os cultos e missas só podem funcionar de maneira presencial com 30% da capacidade das igrejas e, por este motivo, boa parte dos frequentadores ainda utiliza as redes sociais para participar.
"Não conseguimos especificar o aumento de fiéis nas missas e cultos presenciais, mas podemos afirmar que o número vem crescendo a cada semana, não fugindo das determinações do Estado. O maior número de pessoas está nas missas", acrescentou a diocese mogiana. A situação é a mesma nas outras cidades do Alto Tietê, que também evoluíram para a fase amarela do Plano São Paulo.
Com a nova fase, puderam ser reabertos os restaurantes, salões de beleza e academias, por exemplo. O governo do Estado avalia a região para a possibilidade de uma nova evolução. Em coletiva de imprensa, o Estado anunciou na terça-feira novas regras para se chegar à fase verde.
O novo protocolo amplia os indicadores vinculados à evolução da epidemia no quesito de ocupação de leitos. Agora, além da variação absoluta de registros, as regiões precisarão atender também o indicador mínimo na divisão por 100 mil habitantes, além da permanência por no mínimo 28 dias na etapa amarela.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos