Esportes
Publicada em 23/07/2020 - 00h05min

Estadão Conteúdo
Futebol

Brasileirão começa no dia 8 de agosto com partida no Ceará

Paulistas jogam no domingo, dia 9; destaque para o jogo que fecha a rodada, entre Palmeiras e Vasco, no Allianz

Foto: Marcos de Paula/AllSports

Atual campeão nacional, o Flamengo vai enfrentar o Atlético Mineiro no Maracanã
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela detalhada das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A competição terá início no dia 8 de agosto, um sábado, e os primeiros times a entrarem em campo serão Fortaleza e Athletico-PR, que duelarão a partir das 19 horas na Arena Castelão, em Fortaleza. Na mesma data acontecerão mais duas partidas: Coritiba x Internacional, às 19h30, em Curitiba, e Sport x Ceará, às 21 horas, no Recife.
A rodada inaugural terá os jogos restantes no domingo. Logo na manhã, às 11 horas, o Botafogo receberá o Bahia no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Às 16 horas, o atual campeão Flamengo começará a defesa de seu título contra o Atlético-MG, no Maracanã. De acordo com a tabela da CBF, esse duelo terá transmissão das TVs aberta e fechada, além do pay-per-view.
Os clubes paulistas também farão suas estreias no dia 9. Às 16 horas, o Corinthians jogará contra Atlético Goianiense, na Arena Corinthians, em São Paulo, o Santos receberá o recém-promovido Red Bull Bragantino, campeão da Série B, na Vila Belmiro, e o São Paulo duelará contra o Goiás, em Goiânia. Mais tarde, às 19h45, o Palmeiras atuará em seu estádio, o Allianz Parque, contra o Vasco.
A primeira rodada, também no domingo, terá ainda o Grêmio recebendo o Fluminense, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a partir das 19 horas. Vale lembrar que todos os jogos serão realizados com os portões fechados e com todo o protocolo elaborado pela CBF na prevenção ao coronavírus. O Brasileirão tem previsão de encerramento em fevereiro de 2021.
As cidades e estádios pré-definidos são aqueles habitualmente utilizados pelos clubes mandantes. Em reunião conjunta com a CBF, todos concordaram em jogar fora de suas cidades ou Estados caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia. Conforme prevê o Regulamento Geral das Competições, essas mudanças, caso necessárias, deverão acontecer até dez dias antes da data da partida.
Há ainda a possibilidade de alguns duelos da primeira rodada serem adiados por conta da participação de alguns clubes nas decisões de seus estaduais. É o caso dos times de São Paulo, já que a segunda partida da final do Paulista está marcada para o dia 8 de agosto.
A definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF diz que não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos