Cidades
Publicada em 16/09/2020 - 00h14min

Luiz Kurpel
Idosos

Cartão Conforto volta a ter validade nesta quinta

O Cartão Conforto voltará a ter validade amanhã. O item é utilizado por passageiros com mais de 65 anos para o embarque gratuito nos ônibus municipais. O cartão foi desativado durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para desestimular a circulação de pessoas do grupo de risco. O atendimento aos usuários também será retomado pela empresa Mogi Passes, responsável pela bilhetagem eletrônica no município, a partir desta quinta-feira.
Com o ritmo de flexibilizações acelerando, o fluxo de circulação de pessoas aumentou na cidade e muitos passageiros reclamaram de lotação nos veículos. Os pedidos chamaram a atenção dos parlamentares e a a reativação do Cartão Conforto ocorreu depois de uma série de solicitações de vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Além da reivindicação da volta do benefício aos idosos, os pedidos incluíam o retorno de 100% da frota de ônibus municipais na cidade, também reduzida em consequência dos impactos da pandemia no município que diminui o número de passageiros. Esse último pedido ainda não foi atendido totalmente, mas na segunda-feira passada, a frota aumentou  para 75%, quando 33 ônibus voltaram a circular na cidade. Ao todo, 168 ônibus atendem a população mogiana atualmente.
Enquanto o Cartão Conforto esteve desativado, a orientação dada pela Secretária Municipal de Transportes para as empresas responsáveis pelo transporte público em Mogi foi de continuar permitindo o embarque gratuito de idosos pelas portas traseiras.
A Secretaria de Transportes destacou que, apesar da reativação do cartão, a orientação é para para que as pessoas, principalmente os idosos, saiam de casa apenas quando for necessário. "Vale ressaltar a recomendação para que as pessoas, principalmente os idosos e dos grupos de risco, mantenham as ações de prevenção e os cuidados necessários, uma vez que o vírus continua circulando", respondeu a pasta em nota.
Atualmente, 15.963 usuários cadastrados utilizam o Cartão Conforto em Mogi. Para ter direito ao benefício, o usuário deve ter 65 anos ou mais e ter residência na cidade. Mais informações como solicitação do cartão ou emissão da segunda-via podem ser obtidas pelos telefones 2377-8536 ou 2377-8537.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos