Cidades
Publicada em 17/10/2020 - 22h06min

Thamires Marcelino
Outubro Rosa

Mogi fez mais de 2 mil mamografias em 2019

Mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar neste mês, quando é realizada a campanha Outubro Rosa, uma unidade de saúde e solicitar o agendamento do exame. Em outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes realizou 2.466 mamografias, e em 65 foram identificadas alterações.
Durante todo o ano, a rede de saúde mogiana incentiva a realização de exames de mamografia e papanicolau para o público feminino como forma de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, respectivamente. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, reduzindo os efeitos físicos e psicológicos. 
Em todo o ano passado, Mogi registrou 27.354 coletas do papanicolau, número que foi 13% maior que o ano anterior. Isso porque, em 2018, foram feitos 24.038 exames. O número de alterações encontradas nos testes subiu de 2018 para 2019, passando de 185 para 377.
Em função da pandemia do novo coronavírus, neste ano não serão realizados eventos ou palestras na cidade em referência ao Outubro Rosa para evitar aglomerações. Porém, as unidades de saúde estão sendo enfeitadas para lembrar a data e os profissionais estão atentos para orientar o público feminino.
"Durante o mês de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento do exame", informou anteontem a Secretaria Municipal de Saúde. 
As unidades também vão realizar exames de papanicolau. O procedimento deve ser feito por mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual, uma vez por ano. Quem tiver alguma dúvida pode ligar para o Sistema Integrado de Saúde (SIS) pelo número 160.
Câncer de mama
Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que entre os anos de 2020 e 2022 podem ser diagnosticados 66,2 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.
O risco da doença, que tem maior incidência entre a população feminina, é de 61,61 para cada cem mil mulheres, segundo o instituto nacional. (T.M.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos