Cidades
Publicada em 16/10/2020 - 22h54min

Luiz Kurpel*
Vacinação

Dia D contra a poliomielite ocorre hoje no Alto Tietê

Apesar do mutirão contra a doença ocorrer hoje, as prefeituras não têm estimativas de aplicação de doses

Os municípios que compõem o G5 - cinco cidades mais populosas do Alto Tietê - intensificam a vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil, hoje, Dia D da campanha, para imunizar crianças e adolescentes. Os postos de saúde municipais estarão mobilizados para a vacinação.
As secretárias de Saúde não informaram uma estimativa sobre quantas doses devam ser aplicadas hoje, mas calculam que o público-alvo para toda a campanha, que termina no dia 30, seja superior a 131 mil pessoas.
O objetivo da campanha é garantir imunização coletiva contra a paralisa infantil em crianças de 1 ano a menores de 5 e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos, reforçando a proteção contra a doença nos menores de 5 anos.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que na primeira semana de campanha já imunizou 1.466 crianças, o que corresponde a 6,37% de cobertura do público-alvo, que é de aproximadamente 23 mil pessoas. Além disso, entre os dias 5 e 9 de outubro, também compareceram às unidades de saúde 2.831 crianças e adolescentes de até 15 anos, nos quais foram aplicadas 4.020 doses de vacinas do calendário de rotina. Os mogianos poderão se vacinar em 19 unidades de saúde que ficarão abertas das 8 horas até às 16h30.
Em Suzano, a campanha está sediada em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). A Secretária de Saúde suzanense não informou uma meta, mas destacou que o município recebeu 9 mil doses do governo do Estado e até quinta-feira já havia aplicado 1.389 contra a poliomielite desde o inicio da campanha.
Em Itaquaquecetuba, cidade com o maior publico-alvo da campanha no G5, a meta é imunizar cerca de 95% das crianças e adolescentes que estão distribuídos em grupos da seguinte forma, menores de 1 ano (5.960), crianças de 1 a 4 anos (22.061). E para atualização do cartão de vacinal, em idade entre 5 e 14 anos (64.369). Para cumprir a meta, 16 postos de saúde estarão abertos.
Em Ferraz de Vasconcelos a meta é imunizar 10.699 crianças até o fim do mês e neste sábado 13 postos de saúde da cidade estarão abertos com este proposito. Por fim, a Secretaria de Saúde de Poá informou que a expectativa de vacinação na cidade é de 5.732 crianças de 1 a 4 anos. Poá também foi procurada, mas não respondeu até o final desta edição.
Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. O calendário vacinal inclui ainda outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos