Cidades
Publicada em 05/11/2020 - 00h52min

Saúde

Novembro Mais Azul tem início em postos de Mogi

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Foto: Felipe Claro/Arquivo Mogi News

Exames podem ser feitos nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens com idade entre 45 e 70 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento para realização do exame de PSA (exame de sangue).
O exame está disponível para homens que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses. Em caso de alteração no resultado do exame, o paciente será encaminhado para um urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.
Em 2019, a campanha registrou 2.322 exames de PSA. Do total realizado, 324 apresentaram alterações e foram encaminhados para o médico especialista.
Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio rodas de conversa em salas de espera, cumprindo os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Com o bate-papo, as unidades esperam combater também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. Os interessados também podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 160.
O câncer de próstata ocorre na glândula que tem esse nome localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é o tumor, maior a agressividade.
Entre os sinais e sintomas, estão fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Mais vistos