Cidades
Publicada em 05/11/2020 - 01h08min

Sarampo e pólio

Campanhas são prorrogadas até sexta-feira que vem

A Prefeitura de Suzano informou que foram prorrogadas até a sexta-feira da semana que vem as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo e de multivacinação, que se encerrariam na quinta-feira passada

A Prefeitura de Suzano informou que foram prorrogadas até a sexta-feira da semana que vem as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo e de multivacinação, que se encerrariam na quinta-feira passada. A medida foi determinada pelo Ministério da Saúde.
Para a imunização contra a poliomielite, o público-alvo são todas as crianças menores de cinco anos. Até o momento, já foram aplicadas 8.175 doses, que correspondem a 51,71% da cobertura na cidade. Desde 2016, o esquema vacinal passou a ser de três doses injetáveis - VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas de reforço com a oral bivalente - VOP (gotinha).
Em relação à segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, não foi estabelecida uma meta. Até 29 anos de idade é necessário ter recebido duas doses ao longo da vida. Indivíduos de 30 a 49 anos precisam de reforço de maneira indiscriminada, uma vez que esta é a faixa etária com mais risco de contágio. Balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que foram aplicadas 10.670 doses da vacina tríplice viral SCR (sarampo, caxumba e rubéola) em adultos no município desde agosto.
Para a multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos por meio das vacinas que forem necessárias já disponíveis e que compõem o calendário básico.
Para ser imunizado, basta comparecer com documento pessoal e caderneta de vacinação em uma das 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30.
Compartilhe

Mais vistos