Crise hídrica

Rio Grande já transfere água para o Alto Tietê

Foi inaugurada na tarde de ontem a principal obra para combater a crise hídrica na Grande São Paulo

01/10/2015 às 06:10
Atualizada em 01/10/2015 às 06:10.
O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem, em Ribeirão Pires, a principal obra deste ano para garantir o abastecimento da Grande São Paulo: a interligação entre os sistemas Rio Grande e Alto Tietê, que vai transferir 4.000 litros de água por segundo ao longo de 22 km. Esse bombeamento será responsável por aumentar ainda mais a capacidade de integração do sistema de abastecimento da Sabesp. 
Com investimento de R$ 130 milhões, a obra é formada por quatro bombas com capacidade para empurrar a água 80 metros acima, superando o relevo acidentado que divide o ABC (onde fica o Sistema Rio Grande) até a sua chegada à estação de tratamento em Suzano (Alto Tietê). Duas adutoras paralelas, cada uma com diâmetro de 1.200 milímetros, vão levar a água por 10,5 km até o córrego Taiaçupeba-Mirim. Por esse curso d'água o volume avançará mais 11,5 km, chegando até a represa de Taiaçupeba, onde fica a estação de tratamento de água do Sistema Alto Tietê.
Para que a água seja transferida de uma represa a outra ao longo do percurso, a Sabesp instalou 12 geradores. Cada um com potência de 1,63 MVA (1.600 cavalos). É potência maior do que a de um carro de Fórmula 1. Foram instaladas quatro bombas dentro da represa, que vão transferir a água até a margem, onde outras quatro bombas vão empurrar o volume pelos 10,5 km de tubos, superando até 80 metros de subida para transpor os morros. O bombeamento será de 24 horas, dependendo das condições da represa. Haverá um controle automatizado dos níveis dos rios, tanto na captação como na descarga, respeitando padrões mínimos e máximos.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News