Literatura

Estação Literária de Guararema completa três anos nesta semana

Após reformas, o espaço aumentou o seu público e conta com programação que atende todos os gostos

Amanda Chrispim*
26/09/2015 às 06:10
Atualizada em 26/09/2015 às 06:10.
Divulgação

Após as últimas reformas, a Estação Literária de Guararema recebeu um aumento de 35% do público, e de várias faixas etárias - FOTO: Divulgação

Os admiradores do universo literário de Guararema e região tem muito o que comemorar. No dia 8 de setembro, após passar por reformas, a Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo reabriu. E, no dia 23, o espaço completou três anos de existência, com um aumento de público. O local conta com atrações que prometem agradar a todos os gostos. Todas com entradas gratuitas. Confira a programação da próxima semana no quadro ao lado.
A Estação fica na rua 19 de setembro, 233, centro de Guararema. O local abre às terças, quintas e sextas-feiras, das 9 às 20 horas; nas quartas-feiras, das 9 às 22 horas; e, aos sábados e feriados, das 10 às 18 horas. Informações pelo telefone 4695-3871.
Dentre as mudanças, a que se destaca é a criação do Espaço Teen, localizado no térreo da estrutura que conta com três pisos. "O Espaço Teen tem como público-alvo as crianças e jovens de 7 a 17 anos. O local conta com livros infantojuvenis, mesa de estudo, jogos, e-books, revistas e tudo o que é preciso para interagir os jovens. Pensamos nisso, exatamente, para deixá-los à vontade, sem que, para isso, atrapalhem quem precisa de um silêncio maior", explica Luciana Oliveira, diretora da Estação Literária. Agora o espaço dedicado ao estudo e à leitura de adultos ou de caráter acadêmico fica reservado, e ganhou o silêncio que muitos desejavam. "Agora tem espaço para tudo, e agradamos a todos", completa.
Outra mudança do centro literário é a reformulação do espaço Primeira Infância. O ambiente dedicado às crianças de até 6 anos recebeu uma caracterização adequada para o seu público. Segundo a diretora, a classificação dos livros também sofreu reajustes e agora segue as normas do Brasil Leitor. "Reclassificamos o nosso acervo. Antes era classificados por números, e, agora, pelo seu tipo literário. Se alguém está interessado em contos de fadas, por exemplo, encontrará todos em um mesmo lugar", afirma.
A reforma faz parte do Programa de Modernização de Bibliotecas, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e vem conquistando bons resultados, com um aumento considerável de público, foram 35% só neste mês. "O aumento tem sido significativo, principalmente dos jovens, que ganharam um espaço especial para eles. A meta de atender a todas as necessidades e públicos foi atingida. Aos sábados, então, a estação recebe muitos visitantes", comemora Luciana. Esse aumento de público é resultado da programação, que conta com atividades lúdicas, oficinas, filmes, dentre outras.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News