Mercosul

Macri diz que Venezuela deveria começar transição

Agência Brasil
08/05/2016 às 06:10
Atualizada em 08/05/2016 às 06:10.
Divulgação

Macri fez duras críticas ao governo de Nicholas Maduro - FOTO: Divulgação

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse estar muito mais preocupado com a Venezuela agora, do que quando assumiu há cinco meses e pediu ao governo de Nicolas Maduro que "abra as portas do diálogo [com a oposição] para que comece um processo de transição". A Venezuela integra o bloco regional Mercosul, junto com o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
As declarações de Macri foram feitas nesta última sexta-feira, durante a primeira entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, feita na Quinta de Olivos - a residência presidencial. "Nao sei se a Venezuela está dentro ou fora do Mercosul, porque não cumpriu os acordos que deveria ter cumprido", disse.
Em relação ao Brasil - apesar das reiteradas perguntas feitas - o presidente manteve uma postura de cautela, preferindo elogiar as instituições fortes do país e evitando manifestar-se sobre um eventual afastamento da presidente Dilma Rousseff, e a posse do vice Michel Temer. "Creio que institucionalmente o Brasil vai resolver seus conflitos", disse. 
Em relação à Venezuela -
que enfrenta uma crise econômica, marcada pelo desabastecimento e uma inflação anual de 700% - Macri foi duro. A oposição, que em dezembro conquistou sua primeira vitória em 17 anos, conquistando a maioria parlamentar, deu início a um processo para fazer um referendo revogatório.  Se a votação for feita até dezembro e os oposicionistas obtiverem o apoio de mais de 7,5 milhões de venezuelanos, Maduro será afastado antes do fim de seu mandato (que termina em 2019) e novas eleições serão convocadas.
Macri também falou sobre a Argentina e sua promessa de combater a pobreza. O governo dele acredita que o país precisa de US$ 30 bilhões anuais para crescer e o presidente espera receber pelo menos US$ 20 bilhões ainda este ano.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News