Prevenção

Ações de Educação para o Trânsito atendem cerca de 8,5 mil pessoas

Atividades foram desenvolvidas nos primeiros quatro meses deste ano pela Prefeitura para alunos e a comunidade em geral

10/05/2016 às 22:02
Atualizada em 10/05/2016 às 22:02.
PMMC

Escola Mirim atende estudantes de escolas públicas e entidades que recebem orientações teóricas e práticas - FOTO: PMMC

As ações de Educação para o Trânsito promovidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes atenderam cerca de 8,5 mil pessoas nos primeiros quatro meses deste ano. O balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes, leva em conta as atividades desenvolvidas junto à população e as do projeto Escola Mirim de Trânsito, em que alunos de escolas mogianas recebem orientações teóricas e práticas sobre o comportamento seguro em ruas e avenidas.
O destaque deste início de ano foram as ações voltadas à segurança dos ciclistas, uma modalidade de transporte que vem apresentando crescimento expressivo na cidade nos últimos anos. Durante as edições do projeto Pedala Mogi, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito distribuiu exemplares da "Cartilha do Ciclista", com informações sobre convivência segurança entre motoristas e ciclistas. Os participantes também receberam adesivos voltados ao tema.
Outra ação voltada à segurança dos ciclistas foi feita junto aos funcionários da empresa Princesa, realizado dentro do planejamento para a implantação da ciclorrota das avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães. O trabalho foi uma parceria entre a Coordenadoria de Educação para o Trânsito e os grupos de ciclistas e cicloativistas de Mogi das Cruzes, que passaram sua vivência para motoristas e cobradores. Uma nova atividade está prevista para acontecer no dia 25 de maio, com o tema "O Ciclismo e o Transporte Coletivo".
"Mogi das Cruzes registra um crescimento na utilização da bicicleta como meio de transporte, para atividades de lazer, prática de exercício e turismo. Com isso, é importante que exista uma convivência pacífica entre os condutores de veículos e os ciclistas. Neste cenário, as ações de Educação para o Trânsito têm um papel fundamental na busca por um comportamento mais seguro", destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
Outro foco do trabalho em busca de um trânsito mais seguro são os futuros motoristas, por meio das atividades da Escola Mirim de Trânsito. Desde março, quando as atividades foram retomadas após as férias, já foram atendidas 237 crianças, incluindo as atividades no Parque Botyra Camorim Gatti e da estrutura itinerante do projeto.
Para a próxima semana, a Escola Mirim já tem agendadas atividades com alunos da escola municipal "Professora Ilda Pereira Pena Alvarez", localizada na Vila Caputera. Ao todo, 64 estudantes deverão participar das aulas, que acontecerão no parque Botyra Camorim Gatti.
Jundiapeba
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito também está planejando uma programação a ser adotada no distrito de Jundiapeba, com a implantação do programa Escola Segura. A programação tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e prevê palestras aos alunos sobre Segurança no Trânsito e Travessia Segura.
"O planejamento para futuras ações leva em conta as estatísticas de acidentes registrados e, neste caso, principalmente os atropelamentos. Como o distrito possui um número significativo de unidades de ensino e de crianças, o projeto busca trabalhar temas de segurança viária junto aos alunos para que, além de adotarem este comportamento, também sejam multiplicadores", explicou Xiol.
Mais informações sobre as atividades da Coordenadoria de Educação para o Trânsito podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5142.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News