Itaquá

Projeto 'Crescendo Sorrindo' estimula práticas saudáveis

Ação incentiva a escovação, com orientações e atividades para os alunos das escolas de Educação Infantil VI

12/05/2016 às 06:10
Atualizada em 12/05/2016 às 06:10.
Rogério Telatin/AIPMI

Crianças com cáries e outras doenças bucais serão encaminhadas para tratamento - FOTO: Rogério Telatin/AIPMI

Começou neste mês, no Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, o Projeto Crescendo Sorrindo. A iniciativa é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e da Secretaria de Saúde. O objetivo deste trabalho é estimular a prática de hábitos saudáveis de escovação, com orientações e atividades lúdicas para os alunos das escolas de Educação Infantil VI (crianças com seis anos). "Os cuidados com a higiene bucal são fundamentais logo nos primeiros anos, pois a criança aprende hábitos saudáveis e compartilha com os pais e amigos este processo", comentou.
O programa se divide em dois módulos: I - os alunos participam da etapa Ação Educativa em Prevenção, realizam, em uma hora, na sala de aula, várias atividades lúdicas de higiene bucal, com a orientação de dentistas e auxiliares; no II há avaliação odontológica, visando à prevenção de doenças, por meio do estudo epidemiológico.
Segundo a Secretaria de Saúde, esta ação pretende levantar os casos de cárie e outras doenças bucais, em seguida encaminhar e monitorar as crianças que apresentem necessidade de cuidado assistencial, para tratamento adequado, com a autorização dos responsáveis, além de orientações que previnem e contribuem para melhoria da qualidade de vida da população.
A equipe ensina a maneira correta das crianças escovar os dentes e de como usar o fio dental. Mostram a forma adequada de segurar a escova, colocar a pasta e iniciar a escovação em cada dente, também falam sobre a importância da mastigação correta.
Neste primeiro momento foram beneficiadas as escolas municipais Ver. Augusto dos Santos, Professor Aurelino Leal, Ítalo Adami, Padre Sandro Evangelista Pereira, Professora Maria Emília de Moraes Nascimento, Vila Zeferina, Sebastião Gregório dos Santos, Ver. Benedito Rocha Diniz, Virgílio Marinho, Joaquim Perpétuo, Dr. Aristides Jacob Álvares e Clarinda da Conceição e a Creche Municipal Jorge Camilo Dias.
O prefeito Dr. Mamoru Nakashima comentou a importância do projeto. "A higiene bucal deve ser um exercício prazeroso, muito importante nessa fase de troca da dentição. As crianças vivenciam e aprendem brincando a forma correta de escovação", concluiu o prefeito.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News