Em baixa

Spat tem queda no nível das represas pelo 13º dia seguido

Apesar da redução, volume armazenado é 15,7 pontos percentuais superiores ao do mesmo período de 2015

Stefany Leandro
14/05/2016 às 00:10
Atualizada em 14/05/2016 às 00:10.
Daniel Carvalho

Apesar do período crítico de escassez ter passado, orientação é para economizar - FOTO: Daniel Carvalho

Com a baixa incidência de chuvas, natural neste período de outono, o nível das represas que compõem o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) registrou sua 13ª queda consecutiva neste mês de maio.
No entanto, apesar das reduções, o volume armazenado atual é 15,7 pontos percentuais superiores ao registrado no mesmo período do ano passado, quando a crise hídrica no Estado era alarmante.
De acordo com os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível do Spat, que em 1º de maio era de 40%, veio caindo 0,1 ponto percentual diariamente, até chegar a 38,8% nas medições de ontem. Já em 13 de maio de 2015, o volume de água armazenada nas represas da região era de apenas 23,1%. 
Ainda segundo o boletim da autarquia, até o momento, o índice de chuvas registrado ao longo do mês é de apenas 2,2 milímetros. O número representa cerca de 2,93% da média histórica de pluviometria de maio, que é de 74 milímetros. No mesmo período do ano passado, o total de chuvas acumuladas era de 55,6 milímetros. 
Apesar do nível das represas estar se recuperando e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ter anunciado o fim da crise hídrica no Estado, a recomendação é continuar economizando água. 
Desde o dia 1º deste mês, a Sabesp deixou de conceder bônus e aplicar tarifa de contingência nas contas dos clientes da Região Metropolitana de São Paulo, que inclui também os municípios do Alto Tietê. No entanto, segundo a autarquia, se o cidadão consumir água de forma consciente é possível pagar menos pelo consumo.
Isso porque a estrutura tarifária se adequa conforme o volume de água consumida. Desta forma, quanto menor a faixa de consumo, mais barato é o metro cúbico da água. 
É importante lembrar que desde o último dia 12 o reajuste de 8,4478% nas tarifas de água e esgoto já está em vigor no Alto Tietê. O aumento é valido tanto para os clientes abastecidos pela Sabesp, quanto para os atendidos pelo Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae). 
Os novos valores para Mogi das Cruzes podem ser acessados no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br/semae/tarifas).
Já as cobranças referentes aos demais municípios da região estão disponíveis no portal da companhia paulista (site.sabesp.com.br), clicando na aba "Serviços".
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News