Gripe A

Poá é o único município da região a receber novas vacinas

Estado confirma envio de 40 mil doses para o Alto Tietê e Guarulhos, mas cidades não receberam o medicamento

Fernanda Fernandes
10/05/2016 às 00:43
Atualizada em 10/05/2016 às 00:43.
Divulgação

Embora as vacinas sejam só para grupos prioritários, os que morreram na região não se enquadram nos requisitos - FOTO: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou ontem o envio de 40 mil doses de vacinas contra o vírus H1N1, no entanto, o único município que teve reposição no estoque até a noite de ontem foi Poá, que recebeu 1,5 mil doses, ontem. Guarulhos está inserido nos números regionais, mas o Estado não confirma quantas doses do medicamento serão encaminhadas para cada município. Segundo a Pasta, as doses foram encaminhadas na sexta-feira passada, e devem chegar nas cidades da região nos próximos dias. 
Em Mogi das Cruzes os estoques já estão zerados e os demais municípios estão trabalhando com os depósitos baixos. Em Guararema, até ontem, só havia doses para imunizar 50 pessoas.
Segundo a Pasta Estadual, o Alto Tietê já imunizou 99,6% do público-alvo, que são crianças de até 5 anos, além de gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. "Isso é muito superior à meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que é o responsável pela compra e envio das vacinas aos estados", afirmou a secretaria. Segundo dados do Estado, a região recebeu 681,8 mil doses da vacina, das quais imunizou 520.922 pessoas.
A Secretaria de Saúde ainda justificou os estoques baixos pelo fato de a Campanha de Vacinação ter sido iniciada na região com 26 dias de antecedência da data oficial estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Poá, que recebeu na tarde de ontem 1,4 mil doses da vacina contra a gripe, também estava com estoques zerados em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O município imunizou 24,3 mil pessoas contra a doença, mas já confirmou três casos, sendo um óbito. Poá tem também 31 casos suspeitos, sendo que 19 estão em análise.
O município mogiano já enfrenta problemas com a falta das doses. A cidade, que já teve seis casos confirmados de H1N1, tem apenas a reserva para aplicação da segunda dose das crianças, que terá início amanhã.
Em Suzano, a prefeitura informou que conta com estoques apenas em algumas UBSs, sendo que a solicitação foi feita ao Estado, mas sem retorno. O município já aplicou 49,3 mil vacinas, que representa 99,2% dos grupos prioritários. A cidade tem 30 notificações da doença sob análise.
Os estoques também estão baixos em Itaquá, onde cinco casos de gripe A foram confirmados e duas pessoas morreram. No entanto, a prefeitura afirma que ainda não registrou a falta das vacinas em nenhuma UBS.
Em Ferraz de Vasconcelos há vacinas disponíveis apenas para crianças de até 4 anos e 11 meses. Os estoques contam apenas com 2,6 mil doses. A Secretaria de Saúde do município disse que a previsão é receber mais 500 doses até a próxima semana.
Mais de 15 mil pessoas foram imunizadas em Arujá, mas as doses ficaram disponíveis nos postos de saúde só até o dia 3 de maio. A prefeitura informou que aguarda a entrega de mais doses. O município também já tem um caso suspeito de óbito por conta da doença, mas que está aguardando laudo.
Em Santa Isabel, a campanha de imunização foi cancelada dia 2 de maio, por conta da falta de doses. Pelo menos, 10,2 mil pessoas conseguiram se vacinar, atingindo 84,4% da meta.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News