Comemoração

Artistas plásticos celebram a valorização da área artística

Centro Cultural e a futura Pinacoteca, na sede da Secretaria de Cultura, são as principais realizações no segmento

Katia Brito
08/05/2016 às 06:00
Atualizada em 08/05/2016 às 06:00.
Divulgação

Adelaide Lawitschka estará na Galeria Sarah até o dia 11 fazendo pinturas ao vivo - FOTO: Divulgação

Pinturas, gravuras, esculturas e colagens são apenas algumas das formas adotadas pelos artistas plásticos para expressarem sua visão do mundo e das emoções que os cercam. Neste domingo, além do Dia das Mães, é comemorado o Dia do Artista Plástico, uma homenagem a José Ferraz de Almeida Júnior, nascido no dia 8 de maio de 1850. Ele é considerado o primeiro artista plástico brasileiro a retratar o homem do povo em seu cotidiano em suas telas.
Em Mogi, a data será comemorada com a Semana do Artista Plástico, promovida pelo grupo Frontispício das Artes. Nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, a programação terá início no Beco do Sapo, no centro de Mogi. "Estaremos recebendo artistas e alunos, fazendo pintura ao vivo, tendo a Galeria Boigy como ponto de apoio. Ao longo da semana, nós faremos várias intervenções no marco zero da cidade, passando pelo calçadão (Largo do Rosário) e pela Paulo Frontin, próximo ao Centro Cultural, dentre outros locais, como a Festa do Divino Espírito Santo", explica Zeti Muniz, presidente do grupo e um de seus fundadores.
O incentivo aos artistas do interior do Estado é o foco de um dos futuros projetos do Frontispício. A ideia é trazer para a avenida Paulista, na capital, o trabalho de artistas do Estado retratando sua região. "Temos visitado muito o interior, e com o 'Paulista para Paulistas' queremos mostrar estes trabalhos", destaca. Recentemente, o grupo participou do "Rio das Artes", realizado na região do rio Piracicaba, no interior de São Paulo. "Piracicaba nos recebeu muito bem. Tivemos patrocínio do Sesc e da própria prefeitura", conta. A próxima viagem do Frontispício tem como destino uma bienal de artes em Curitiba (PR).
Conquistas
Mesmo com muitos desafios pela frente, os artistas plásticos têm conquistas a comemorar, segundo Zeti. Ele lista o Centro Cultural de Mogi, inaugurado em setembro de 2015, e a Galeria Boigy, que funciona em conjunto com a livraria de mesmo nome na rua José Bonifácio, no centro da cidade. Atualmente, o espaço recebe a exposição de arte naif da artista plástica sergipana Ana Denise. Nos próximos meses, o espaço deve ser ocupado por Linda Fuga, uma homenagem para a saudosa Wilma Ramos e a exposição individual de Dora Ramos, irmã de Wilma.
Entre as novidades, Muniz destaca a Pinacoteca Municipal, que até o fim do ano deve ser inaugurada na atual sede da Secretaria de Cultura, onde funcionava a Biblioteca Municipal Benedito Sérvulo de Santana. "Nunca tivemos uma pinacoteca na cidade. A Secretaria já está reformando o espaço. Como representante das Artes Plásticas no Conselho de Cultura, nosso ideal é que todo o prédio seja destinado à pinacoteca", revela. A expectativa é que o espaço seja entregue até o fim deste ano, após a realização do 3º Salão
das Artes, programado para o mês de novembro.
A Estação Cultura a ser implantada nos galpões cedidos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre a linha férrea e a avenida Francisco Rodrigues Filho, também é aguardada com expectativa. São 2,2 mil metros quadrados que serão destinados à formação de diferentes segmentos artísticos.  
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News