Diversidade

1ª Mostra de Artes LGBT reúne atividades culturais em Mogi

Evento em alusão à celebração da II Semana contra a Homofobia e Transfobia ocorre entre os dias 11 e 14 de maio

Sueller Costa
10/05/2016 às 06:10
Atualizada em 10/05/2016 às 06:10.
Divulgação

Artes visuais, teatro, literatura, música e cinema estarão na programação, espalhada no Casarão do Carmo, Casarão da Mariquinha e Centro Cultural - FOTO: Divulgação

Mogi das Cruzes recebe nesta semana a 1ª Mostra de Artes LGBT, que integra a programação preparada para celebrar a II Semana contra a Homofobia e Transfobia. O evento, que será realizado entre os dias 11 e 20 de maio, em vários pontos culturais da cidade, faz uma homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado em 17 de maio.
Segundo os organizadores, nessa data, ao redor do mundo, ocorrem diversas manifestações. E, em Mogi das Cruzes, será uma reunião de produções artísticas, contemplando várias linguagens, que dialogam entre si pela temática relacionada a esse universo. Foram selecionados para essa mostra manifestações das artes visuais, teatro, literatura, música e cinema. Elas estarão espalhadas entre o Casarão do Carmo, Casarão da Mariquinha, Centro Cultural e a Câmara Municipal.
A proposta é idealizada por Luciano Antoniasse e Enzo Ferrara e uma realização do Fórum Mogiano LGBT. A abertura oficial será nesta quarta-feira, às 19 horas, seguida de um show de Victor K, no Casarão do Carmo (rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico). E o encerramento será no dia 20, com um ato ecumênico e um seminário sobre a temática na Cãmara Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4725 - 3448 e 9-9543 -3594.
A exposição de artes visuais é uma seleção de obras que tratam da temática LGBT e contemplam um período da década de 1970 até o contemporâneo. São pinturas produzidas por artistas gays e heterossexuais, e fazem uma homenagem ao artista Heraldo Moraes (1946-2005), que faleceu vítima de agressão homofóbica, após ser brutalmente agredido. Ele sempre apoiou o movimento e teve as portas de seu ateliê abertas para o segmento. Era envolvido com o Carnaval e as artes e tornou-se um ícone da geração de artistas das décadas de 1980 e 1990.
Participam da exposição as artistas Rosangela Politano, de Socorro; Elsa Farias, de São Paulo; Thiago Santana, Victor Kanashiro (Grupo Biloura), Enzo Ferrara e Luciano Antoniasse, de Mogi das Cruzes. O público ainda poderá conferir fotopinturas do Acervo Sem Parede, produzidas pelo casal de artistas franceses Pierre Commoy e Gilles Blanchard e pelo brasileiro Júlio Santos.
A literatura está representada pelo escritor e psicólogo Fabrício Viana, que irá apresentar o seu trabalho e falar sobre homossexualidade. O premiado escritor e diretor de teatro Júlio Seidenthal também estará presente e fará uma leitura de poesia.
O teatro vem representado pelo Grupo Biloura, com uma apresentação temática e roda de conversa com o público. Essa trupe tem integrantes que moram na região de Taiaçupeba.
A música tem como representante Maria Dolores, que toca MPB, e Marcos Favela com uma apresentação de Hip Hop. O cinema trará uma série de documentários falando do segmento, da cultura de rua, identidade de gênero, da família, de religião e conflitos familiares dos LGBTs.
A Câmara de Mogi das Cruzes também terá atrações especiais. No dia 17, a partir das 19 horas, haverá um ato ecumênico em memória das vítimas de homofobia e transfobia no Brasil. E, logo em seguida, o seminário sobre Direitos da População LGBT.
Segundo os organizadores, a mostra tem o objetivo de apresentar um amplo olhar das questões LGBTs na sociedade, livre de preconceitos e estereótipos.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News