Opinião

Chuvas

27/03/2018 às 06:10
Atualizada em 27/03/2018 às 06:10.
A temporada de chuvas é um desafio para a grande maioria das cidades que sofrem com alagamentos, enchentes e deslizamentos. Ano vai, ano vem, lá estão as Operações Verão que colocam em alerta diversos órgãos públicos para evitar estes transtornos à população, mas será que há uma solução definitiva para este problema?
As cidades cresceram de forma desordenada, ocupando lugares muitas vezes indevidos para construções, que receberam bairros inteiros que hoje são vítimas das chuvas. E assim basta 15 minutos de um temporal para que não se consiga atravessar uma rua, totalmente tomada pela água. Difícil alguém que não conheça algum exemplo como este.
Já em Poá, o piscinão, mesmo ainda não finalizado, parece já estar fazendo a diferença. De acordo com a última matéria publicada pelo Grupo Mogi News no início do mês, os entrevistados afirmaram que há algum tempo não há enchentes como as registradas nos últimos anos com grandes prejuízos para os comerciantes da área central.
Operações cata-tranqueira para evitar que resíduos se acumulem nas vias, assim como a limpeza de bocas-de-lobo, galerias, córregos e valas são ações realizadas com frequência pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e administrações de outras cidades que ajudam a minimizar o risco de enchentes e alagamentos. A população também deve fazer sua parte, não jogando lixo, entulho e outros materiais em lugares indevidos. Um papel jogado na rua ou uma embalagem descartada como se nada fosse, se acumula com outros materiais e obstrui a rede escoamento de água.
Se cada um fizer sua parte, certamente podemos melhorar a situação. Claro que a solução definitiva depende de investimentos com o piscinão de Poá, entre outras obras que podem evitar que uma chuva mais forte afete o ir e vir em um determinado bairro. Os recursos estão reduzidos nas diferentes esferas da administração pública, isso é fato, e todos sentem na pele o problema, mas é preciso planejamento e continuidade para que questões como esta não se perpetuem ao longo dos anos, como é a realidade de diversas localidades.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News