Artigos

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
18/03/2018 às 06:10
Atualizada em 18/03/2018 às 06:10.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa fatal de causa desconhecida que acomete os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários. É caracterizada pela perda progressiva da força muscular, que afeta os movimentos, a fala e a deglutição, causando paralisia.
Trata-se de uma doença rara, que atinge a população mundial, e faz parte de um grupo de doenças chamadas doenças do neurônio motor (MDN). Os neurônios motores são os responsáveis pelos movimentos voluntários, ou seja, aqueles que são feitos por vontade própria. Existem dois tipos de neurônios motores: o superior e os inferiores. No cérebro, o neurônio motor superior envia impulsos elétricos que viajam até os neurônios motores inferiores (localizados ao longo da medula espinhal). Esses impulsos são conduzidos até os músculos, que os transformam em movimentos.
Na ELA, esses neurônios são degenerados progressivamente, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de realizar movimentos voluntários ao longo do tempo. Com isso, a pessoa perde o movimento dos braços, pernas e até mesmo da face, chegando ao ponto de não conseguir falar. Essa doença ficou em evidência nessa última semana após a morte de um grande ícone no mundo científico, o físico e cosmólogo Stephen Hawking, que foi diagnosticado aos 21 anos de idade e tinha expectativa de apenas mais 3 anos de vida, porém rompeu barreiras científicas, sobrevivendo até os 76 anos.
A ELA é considerada uma das doenças com características mais devastadoras, que evolui de forma rápida levando o paciente a óbito em pouco tempo. Atualmente a sobrevida média dos pacientes é de 2 a 5 anos, porém existem grupos que conseguiram conviver com a doença por mais de uma década, como Hawking. Os fisioterapeutas podem utilizar vários recursos para oferecer o melhor tratamento ao paciente com ELA, como cinesioterapia, hidroterapia, recursos terapêuticos físicos e manuais, manobras de higiene brônquica, FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva), entre outros.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News