Jornal e Educação

Dia Mundial da Água é tema de formação com educadores

Encontro em Biritiba Mirim orientou na criação de atividades tendo como base conteúdos divulgados no jornal

Suéller Costa
04/04/2018 às 06:10
Atualizada em 04/04/2018 às 06:10.
Suéller Costa

Sequências didáticas forma criadas com base em matérias produzidas sobre o assunto e que foram divulgadas no Diarinho; encontro reuniu professores e coordenadores do Ensino Fundamental I - FOTO: Suéller Costa

O projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro retomou as suas atividades na rede de ensino de Biritiba Mirim. As atividades estão em andamento deste janeiro, no entanto, a primeira formação direcionada aos professores foi realizada no final de março, e, desta vez, envolveu aqueles que atuam com turmas dos 4º e 5º anos. A novidade deste ano foi a presença dos professores especialistas, como os de Artes e Educação Física, que também passarão a frequentar os encontros, uma vez que eles, assim como os demais, fazem uso do jornal e o veem como um aliado no processo de aprendizagem.
O primeiro encontro foi realizado na Emef João Cardoso de Siqueira Primo nos períodos da manhã e da tarde. Aproximadamente 50 educadores participaram, e a eles foram entregues os kits pedagógicos do projeto e as orientações para o novo ano de trabalho à frente do programa regional. Dando continuidade às ações de 2017, a primeira capacitação concentrou em apresentar, rapidamente, o projeto, os eventos e as ações principais. Em seguida, a temática do mês foi apresentada, e, por meio dela, as atividades, tendo como base o jornal, tanto o Dat quanto o Dirinho, apresentadas aos participantes.
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi a temática que conduziu o encontro. Todos, que já haviam abordado o assunto com os alunos, estavam antenados e viram as sugestões como uma forma de incrementar, em sala de aula, os conteúdos disseminados. Tendo como base uma matéria publicada no Diarinho, as formadoras debateram o texto, enfocando a necessidade do combate ao desperdício para a preservação deste bem precioso. Divididos em grupos, eles participaram de um quiz abordando curiosidades sobre a água; produziram uma história tendo como base a importância desse líquido; e, ainda, fortificaram a conscientização ambiental com a realização de cartazes sobre o que foi discutido.
Quatro propostas foram compartilhadas, e todas usufruíram do jornal, em especial, do Diarinho, para a sua realização. As atividades envolveram Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia, Ciências e até História.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News