Segurança

GCM recebe 12 novas viaturas para reforçar patrulhamento

Próximo passo será aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal, que terá contratação de 40 profissionais

Luana Nogueira
31/08/2018 às 00:12
Atualizada em 31/08/2018 às 00:12.
Vitoria Mikaelli

Entrega de 12 novas viaturas para a Guarda Municipal de Mogi - FOTO: Vitoria Mikaelli

Doze novas viaturas ajudarão a realizar o patrulhamento de Mogi das Cruzes. Os carros da Guarda Civil Municipal (GCM) foram entregues ontem durante evento realizado no Largo do Rosário, na região central. O prefeito Marcus Melo (PSDB) ressaltou que a administração municipal tem investido na segurança com a ampliação do efetivo da guarda, que contará com 40 novos membros, instalação de bases e aumento das câmeras de monitoramento.
Para o tucano, um dos desafios para o setor é a dimensão territorial do município. "As viaturas vêm para somar à frota. O veículo é um instrumento de trabalho para que o guarda possa estar presente na cidade como um todo. Mogi tem uma área territorial muito grande, só de estradas vicinais são 700 quilômetros. A cidade tem 720 quilômetros quadrados, o que exige o aumento da frota e um efetivo maior", ressaltou.
Os novos guardas municipais passarão por um curso preparatório antes de serem incorporados à tropa. "A segurança é um grande desafio para os municípios. As atribuições foram alteradas pela legislação em 2014, quando as prefeituras passaram a ter que atuar mais energicamente. Nosso compromisso é investir na Guarda Municipal, já fizemos a aquisição de seis viaturas no ano passado, e 12 nesse ano com recursos próprios. Ampliamos a corporação e vamos construir novas bases", relembrou Melo.
As viaturas contaram com um investimento de R$ 1,1 milhão. No momento, está em andamento a aquisição de oito novas motocicletas para a GCM. Em julho, a tropa já havia recebido uma viatura 4x4 para realizar o patrulhamento da zona rural.
Em andamento
Está na programação da prefeitura, também, a construção de uma base da GCM na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento interligada com as câmeras do cenro da cidade. Será criado ainda um Polo de Segurança em Jundiapeba e a Central de Inteligência da Guarda Municipal, na avenida Miguel Gemma.
Sobre o processo de armamento da GCM, Melo destacou que a partir de 2019, parte da tropa já portará armas. "Temos que aguardar autorização da Polícia Federal e do Exército. A prefeitura já fez a solicitação e nesse momento o pedido está em Brasília. Faremos a aquisição de armas para o próximo ano capacitar os guardas e reforçar a cidade como um todo", acrescentou.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News