Guararema

Saúde capacita profissionais para prevenir febre maculosa

31/08/2018 às 06:10
Atualizada em 31/08/2018 às 06:10.
Divulgação

Técnicos da Sucen em Guararema - FOTO: Divulgação

Buscando medidas de prevenção e controle da febre maculosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema intensificou a capacitação dos profissionais da saúde no diagnóstico, tratamento e vigilância da doença nas unidades de saúde do município.
Na semana passada, técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) estiveram na cidade reunidos com técnicos das secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, para propor estratégias de defesa contra a doença.
A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por carrapatos infectados. Os roedores, como as capivaras, têm importante participação no ciclo de transmissão.
Durante a visita a Guararema, técnicos da Sucen vistoriaram algumas áreas municipais onde existe grande concentração de capivaras, como a Ilha Grande e o Recanto do Américo, e programaram nova visita para captura de carrapatos com a finalidade de caracterizar as espécies e possível identificação do vetor causador da doença.
De acordo com a secretaria, as ações preventivas contra a febre maculosa estão voltadas principalmente em atividades educativas sobre a doença, área de risco e, principalmente, evitar o contato com o carrapato.
"A prevenção é sempre o melhor caminho, portanto, é importante evitar áreas infectadas por carrapatos. Além disso, é importante examinar bem o corpo a cada duas ou três horas para verificar a presença do parasita", explicou a secretária de Saúde, Adriana Martins.
Os sintomas da febre maculosa ocorrem de forma abrupta e inespecífica como febre, cefaleia, dor muscular intensa, mal estar generalizado, náuseas/vômitos e manchas vermelhas no corpo.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News