Opinião

Segurança hi-tech

01/09/2018 às 06:10
Atualizada em 01/09/2018 às 06:10.
Há muito a Segurança Pública deixou ser apenas um assunto voltado para as forças policiais e para os governos. O tema, tão caro para a maioria dos brasileiros, extrapolou as paredes de gabinetes e delegacias e passou a integrar as casas dos cidadãos. Da mesma maneira, as antigas rondas, que são importantes e devem continuar, ganharam o reforço da tecnologia para ajudar a combater os crimes nas grandes cidades.
Mogi das Cruzes, que faz aniversário hoje, 458 anos, é um exemplo disso, além de outros municípios da região. Na cidade aniversariante estão sendo construídos o Polo Municipal de Segurança e a Central de Inteligência que, juntos, deverão ajudar a Polícia Militar e a Polícia Civil a reduzir os índices criminais. Uma das maneiras de colaborar será o compartilhamento de câmeras de vigilância da Guarda Civil Municipal, que poderão vigiar pontos do município considerados mais perigosos.
O morador também deixou de ser só mais uma vítima da violência, agora ele é parte importante da segurança e da manutenção dela. Isso porque o projeto "Vizinhança Solidária" consiste na atuação direta da população para conter alguns delitos, principalmente os casos de furto. É claro que esse envolvimento não se refere ao confronto com os bandidos, uma vez que a maioria das pessoas não teria o conhecimento necessário para lidar com uma situação como essa.
Nesse projeto, que também foi aprovado em Suzano recentemente, os moradores de um determinado bairro realizam fiscalização nos imóveis dos vizinhos. Nas residências são colados adesivos informando que aquela propriedade está sendo vigiada. Grupos de rede social também ajudam na prevenção. Caso haja alguma irregularidade, os vizinhos acionam a Polícia Militar.
Esta parece ser uma das novas facetas da Segurança Pública, no entanto, ações como essa devem ser esticadas para outros pontos do Alto Tietê, já que a polícia não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Um projeto que integre a população, forças de segurança e as prefeituras, podem ajudar, e muito, a diminuir os índices criminais.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News