Licitações que estavam em andamento foram finalizadas nos últimos dias em Mogi das Cruzes e as melhores propostas de empresas concorrentes foram escolhidas para o gerenciamento do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, localizado no bairro do Mogilar, além do Pátio Municipal de Veículos. O lançamento das licitações ocorreu em junho deste ano e a expectativa era de que ambos os processos levassem em torno de 90 dias para serem concluídos.
De acordo com a Secretaria de Transportes, o processo licitatório trata-se de uma outorga de concessão onerosa e compreende à operação, administração, manutenção, reforma, ampliação e exploração comercial do local no prazo de 20 anos. A abertura do envelope da proposta comercial ocorreu na semana passada e o melhor projeto foi apresentado pela empresa Atlântica Construções, Comércio e Serviços Eirelli. Até a próxima segunda-feira, corre o prazo para apresentação de recurso e serão realizadas as etapas de adjudicação, homologação e assinatura do contrato. Caso não ocorram novos recursos, a expectativa é de que o processo todo seja concluído até o final deste mês.
Com isso, a empresa vencedora terá até 30 dias para assumir a gestão do Terminal Rodoviário e o prazo para as melhorias é de 15 meses. Estão previstas no edital, melhorias das instalações, revitalização da pavimentação e aquisição de equipamentos. Essas melhorias e modernizações serão realizadas no saguão, onde estão localizados o balcão de informações, guichês, área de espera, salas comerciais, plataformas, áreas de embarque, banheiros, cobertura e pavimentação das áreas de circulação dos ônibus e estacionamento.
Pátio
Na terça-feira aconteceu a abertura do envelope de proposta comercial para a concessão do serviço de remoção, depósito e guarda de veículos do Pátio Municipal. A empresa que apresentou a melhor proposta foi a Alves e Yoshiy Comercial e Distribuidora. Após a publicação do julgamento pela Comissão Municipal Permanente de Licitação, será aberto o prazo de cinco dias para recurso e, com o prazo vencido, as próximas etapas serão de adjudicação, homologação e publicação com a empresa vencedora do certame. "Posteriormente será feita a assinatura do contrato. A previsão, caso não ocorram novos recursos, é de que o processo todo seja concluído até o final deste mês", informou a pasta de Transportes. Após a assinatura do contrato, a empresa terá até 60 dias para assumir os trabalhos.
No edital é indicado que o pátio deva ter 40 mil metros quadrados de área, sendo que pelo menos, 10 mil metros quadrados devem estar na área urbana. A principal novidade é a modernização do serviço, buscando um atendimento mais eficiente para a população mogiana, inclusive com a disponibilização de canais eletrônicos para consultas. Durante o andamento da licitação não houve interrupção no serviço, que continua a ser feito pela empresa Octágono e, com a conclusão da licitação, será feito o destrato com a atual empresa.