Transporte ferroviário

CPTM registra aumento no número de passageiros na região

Elevação é de apenas 1,66% de 2016 para 2017, mas comprova que modernização das estações atrai mais usuários

Nayara Francesco*
13/09/2018 às 23:14
Atualizada em 13/09/2018 às 23:14.
Vitoria Mikaelli

Estação de Suzano - FOTO: Vitoria Mikaelli

O movimento de passageiros nos dias úteis nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atendem a região do Alto Tietê, teve um aumento de 1,66% na comparação dos dados contabilizados nos anos de 2016 e 2017. Ainda não houve um levantamento sobre os registros atuais da circulação dos usuários da companhia.  
O balanço feito pela CPTM apontou que a cidade com maior crescimento de passageiros foi Poá, com 12,8%. Logo em seguida, Mogi das Cruzes também apresentou alta na circulação, com 4,8%. Por outro lado, os municípios de Suzano (estação Suzano) e Itaquaquecetuba (estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré) apresentaram queda na movimentação, com -1,7%; -0,99% e -2,5%; respectivamente.
Suzano, muito embora tenha mostrado queda na utilização dos trens, é o município da região que tem maior circulação de passageiros em dias úteis, somando 32,4 mil em 2017. Para atender a grande demanda, a companhia anunciou que o serviço Expresso Leste será implantado em Suzano após a execução das obras de acessibilidade e melhorias no entorno. Os trabalhos das adequações necessárias para a implantação do serviço, que transportará os passageiros sem a necessidade de realizar a baldeação em Guaianases, serão contratados futuramente. A empresa não informou uma data.
Os serviços do Expresso Leste, que está em circulação durante o dia de acordo com a demanda de passageiros, realizam atualmente 30 viagens diárias na Linha 11-Coral , de Luz a Estudantes, sem a necessidade de transferência em Guaianases. A CPTM disse, ainda, que está trabalhando para ampliar o número dessas viagens.
Acessibilidade
Atualmente, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está em fase de implantação de dispositivos para acessibilidade nas estações e melhorias no entorno. A Estação Suzano está na segunda fase das obras e, de acordo com a estatal, contempla a implantação de mais quatro escadas rolantes e um elevador, execução do fechamento do mezanino com a instalação de guarda-corpo, corrimãos nas escadas fixas da área interditada, além de iluminação e serviços de acabamentos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o início do ano que vem.
* Texto supervisionado pelo editor.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News