Guararema

Guararema brejinho contemplação financeira

Linha fina do abre

Nayara Francesco*
15/09/2018 às 22:06
Atualizada em 15/09/2018 às 22:06.

FOTO:

A cidade de Guararema foi contemplada com apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, para dar continuidade no projeto "Conservação do bicudinho-do-brejo-paulista na Região Metropolitana de São Paulo", iniciada em março deste ano pela organização da sociedade civil sem fins lucrativos, Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil). O projeto solicita a criação de uma Unidade de Conservação (UC) para a proteção da espécie, ameaçada de extinção. Ao todo, a fundação financiará R$ 4,3 milhões destinados a 21 projetos e programas distribuídos em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Na região Sudeste foram contempladas em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, somando, juntas, seis projetos. 
De acordo com a Save Brasil, os principais objetivos do projeto em Guararema são conduzir ao censo populacional do bicudinho-do-brejo-paulista na cidade, engajar a comunidade local na conservação da espécie e a criação de uma unidade de conservação municipal. O bicudinho-do-brejo-paulista é apenas encontrado em algumas regiões metropolitanas de São Paulo. No Alto Tietê a espécie é localizada em Guararema, Salesópolis, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, além de Santa Branca e São José dos Campos; cidades do Vale do Paraíba.
A coordenadora de projetos do Save, Alice Reisfeld anunciou que o projeto já finalizou em fevereiro os estudos técnicos que irão embasar a criação da UC e o relatório desse estudo já foi protocolado na prefeitura. "Atualmente, estamos na fase de definir o mapa exato da área que irá se tornar a unidade de conservação, para garantir que todas as áreas conhecidas e potenciais para a ocorrência do bicudinho e, também, de outra espécie ameaçada, o sagui-da-serra-escuro, sejam contempladas", explicou.
Ela ainda esclareceu que, muito embora a espécie transite por várias cidades do Alto Tietê, o projeto irá ser realizado, inicialmente, apenas em Guararema. "Esse projeto funciona por meio de financiamento, além de ter sido a própria prefeitura que procurou nossa organização para realizar o projeto", apontou Alice. A coordenadora ainda ressaltou que a iniciativa está sendo possível graças ao apoio do Executivo. No entanto, Alice afirmou que futuramente a organização pretende expandir o projeto para todos os municípios em que a espécie habita. 
*Texto supervisionado pelo editor. 
 
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News