"Chiquinho Veríssimo"

"Nascente Modelo" é um dos atrativos do Parque Natural

Trilha é um dos pontos mais visitados e que despertam curiosidade dos frequentadores da reserva ambiental

15/09/2018 às 22:04
Atualizada em 15/09/2018 às 22:04.
Divulgação/PMMC

Visitantes podem percorrer a trilha que concentra vários cursos d'água existentes na reserva ambiental - FOTO: Divulgação/PMMC

O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello "Chiquinho Veríssimo" tem em sua área várias nascentes que abastecem rios e córregos que desaguam no rio Tietê. Entre elas, uma tem merecido destaque e por isso uma das trilhas que fazem parte das visitas monitoradas é a da "Nascente Modelo". Ela recebeu este nome devido ao Programa Município Verde Azul, instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
"Mogi das Cruzes é signatário deste programa e vem subindo de posições nas avaliações periódicas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Em 2016, o município ocupava a 134ª posição e em 2017 já conseguimos saltar para 64ª posição, graças ao trabalho integrado das secretarias da Prefeitura e do Semae, recebendo, inclusive, o Prêmio Governador Franco Montoro como melhor município avaliado na Bacia do Alto Tietê", explica a diretora de Meio Ambiente, Patricia Cesare dos Santos Oliveira.
A trilha da Nascente Modelo tem sido um dos pontos mais visitados e que despertam grande curiosidade dos frequentadores - muitos nunca viram uma nascente antes. O secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica a importância do traballho: "Ela possibilita que nossos monitores possam transmitir aos visitantes a grande importância das florestas, em especial a Mata Atlântica, como uma grande produtora de água", comenta.
A visita à nascente mostra a relevância desses cursos d'água para a sobrevivência de mananciais, entre eles o do rio Tietê, e é um dos pontos altos da visitação. O diretor de licenciamento da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, fala sobre a biodiversidade do parque: "Os visitantes, quando se deparam com a nascente e os córregos que cortam o parque, entendem a importância da Serra do Itapeti e do Parque Municipal como provedores da água, que abastecem Mogi das Cruzes e os demais municípios por onde passa a rio Tietê", diz.
Histórico
O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello "Chiquinho Veríssimo" foi criado no dia 26 de novembro de 1970, pela Lei Municipal nº 1.955/1970, e tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, devido às suas características iniciais, que o caracterizavam como parque urbano. Conhecido popularmente como Parque Municipal, foi aberto à visitação em 1971 e por muitos anos consolidou-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi e região. Entre 1971 e 1986, o número de visitantes excedeu a capacidade da infraestrutura, resultando em depredações de árvores, contaminação de cursos d'água e acúmulo de lixo.
Em 20 de dezembro de 2008, por meio da Lei Municipal nº 6.220, o espaço recebeu a denominação de Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo. Atualmente o parque possui área de 352,3 hectares e altitudes que variam de 800 a 1.150 metros. Foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1994, como parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News