Opinião

Mais passageiros

15/09/2018 às 06:10
Atualizada em 15/09/2018 às 06:10.
Em um ano, a quantidade de usuários que passaram a utilizar o transporte sob trilhos por dia útil no Alto Tietê passou de 161 mil, em 2016, para 164 mil no ano passado, revelando um aumento de 1,66%. Analisando de forma rápida, contando com o aumento de população e com a quantidade de pessoas que estudam e trabalham diariamente, principalmente na capital, é possível falar que essa elevação não foi tão grande assim, a própria porcentagem destaca isso, no entanto, quando os números absolutos são estudados de forma fria, vemos exatamente o contrário.
Na matéria publicada ontem, produzida pela repórter Nayara Francesco, fica evidente observar que as composições das Linha 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ganharam, em média, 2,7 mil passageiros por dia útil. É um dado a ser considerado, uma vez que estamos falando do número de usuários ao dia. É fácil constatar essa lotação, basta tentar entrar em um dos vagões das duas linhas em horários em que as pessoas estão indo ou voltado do trabalho ou dos estudos. O simples fato de tentar colocar o pé no interior do trem é uma tarefa digna de um ginasta.
Mas nem tudo deve ser condenado. Na mesma edição mostramos, na reportagem da Vitória Mikaelli, que essas mesmas linhas começaram, em meados de 2016, a receber trens mais novos, deixando para trás os antigos carros que, mesmo reformados, não ofereciam o mesmo conforto dos modelos atuais. Isso pode ter contribuído para o aumento de 2,7 mil passageiros por dia e, de certa forma, ter aliviado esse impacto, uma vez que as novas composições têm oito vagões e não seis como eram os trens antigos, isso sem contar o sistema de ar-condicionado.
Esse é um bom passo para melhorar a qualidade no transporte sob trilhos, entretanto, os usuários precisam de uma atenção um pouco maior. Uma falha de trem, atrasos pontuais e superlotação podem passar despercebidos para quem utiliza a CPTM pontualmente, mas para aqueles que não podem abrir mão do sistema, sentem na pele como uma pequena mudança pode afetar de forma crucial no resto do dia.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News