Infantil

"Brincando com Arte" resgata o universo folclórica

Centro Cultural de Mogi recebe amanhã, à tarde, um espetáculo do projeto cultural

Caroline Cecin*
16/09/2018 às 06:00
Atualizada em 16/09/2018 às 06:00.
Divulgação

Brincando com arte - FOTO: Divulgação

Mogi das Cruzes irá receber o projeto "Brincando com Arte" nesta segunda-feira, às 14 horas, no Centro Cultural. O evento é produzido pela Palco Cia. de Teatro (Palco Produções Artísticas) e FC Cenografia por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) e patrocinado pela empresa Gerdau.
O projeto apresenta gratuitamente espetáculos de teatro infantil em várias cidades do Estado de São Paulo. Ele existe desde 2005 e foi integrado ao ProAC neste ano. "A peça da primeira fase deste programa conta com brincadeiras de rua e já recebeu diversos prêmios. Recentemente, o texto foi selecionado para integrar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, em 2019, estará em todas as escolas públicas do Brasil. Na segunda fase, apresentaremos um espetáculo de história da arte para crianças", explica a produtora do espetáculo, Paula Giannini.
A peça que será apresentada no espaço cultural mogiano é um resgate do universo folclórico infantil brasileiro, trazendo antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e costumes populares. "Acredito que o teatro só acontece de verdade quando o espectador participa. Neste projeto, as pessoas sobem no palco para brincar de jogos antigos, que, muitas vezes, já foram esquecidos", conta a produtora.
A equipe da Palco, que irá completar 20 anos de história no ano que vem, já esteve em Mogi das Cruzes em 2015, quando se apresentou em escolas do município. De acordo com Paula, ela estará de volta no dia 5 de novembro para uma apresentação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). "Esperamos que a população se interesse e venha nos assistir amanhã. Desejamos lotar o Centro Cultural e fazer com que o espetáculo aconteça em sua plenitude".
Grupo
A Palco é um grupo de teatro com corpo estável de atores, criadores e técnicos. A companhia trabalha com produção de espetáculos, mantendo repertório diversos. Além disso, ela possui vários núcleos de pesquisa, entre eles, três se destacam. São eles: Teatro para a Infância e Juventude; Teatro e Cultura Popular, aliado ao folclore brasileiro e às manifestações culturais, e Teatro Adulto, que conta com pesquisas e trabalhos centrados na nova dramaturgia e dramaturgia própria. Atualmente, o grupo atua em São Paulo, desenvolvendo temporadas de espetáculos. (Texto supervisionado pelo editor)
 
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News